sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones - Tela

O desenvolvimento das tecnologias empregadas nas telas de smartphones é algo muito interessante.

LCD e IPS

As telas de LCD (Liquid Crystal Display) fizeram parte do início da tecnologia dos dispositivos móveis. Como toda tecnologia - e como tudo na vida - as telas de LCD têm seus prós e contras. Um dos problemas a serem resolvidos neste tipo de tela era que a visualização do conteúdo era prejudicada à medida que o observador se afastava do ângulo de 90 graus em relação ao centro da tela, ou seja, à medida que ele a observava com outras inclinações. Para melhorar a visualização nesta condição, foi desenvolvida a tecnologia conhecida como IPS (in-plane switching). Com esta tecnologia, é possível visualizar melhor o conteúdo da tela por diversos ângulos sem que haja perda significativa de qualidade.


OLED

Uma tecnologia de tela que foi desenvolvida posteriormente foi a OLED (Organic Light-Emitting Diode) e muitos smartphones a utilizam atualmente. A visualização do conteúdo do display melhorou significativamente com esta tecnologia.


AMOLED e Super AMOLED

Como de praxe, o desenvolvimento contínuo gerou a tecnologia AMOLED (Active-Matrix OLED) e, posteriormente, a Super AMOLED.


Retina Display

Os smartphones da Apple usam telas conhecidas como Retina Display e estas possuem alta densidade de pontos.


TFT (TFT LCD, TFT AMOLED)

O TFT (Thin-Film Transistor) não é um tipo de tela, mas um tipo de transistores presente nas telas do tipo TFT-LCD e, também, do tipo AMOLED, que produz melhoria na qualidade das imagens.

....................

Touch screen - Resistivas e Capacitivas

Até agora, o foco deste texto foi a apresentação dos tipos telas. O próximo passo é mostrar que existem as telas sensíveis ao toque (touch screen) e as que não têm essa sensibilidade. As do tipo touch screen podem ser resistivas (as mais antigas) e capacitivas.

....................


Medida da diagonal (em polegada)

Atualmente existem telas de smartphones com medidas de 2,8", 3", 3,5", 4", 4,5", 4,7", 5", 5,5", dentre outros valores.

....................

Resolução e Densidade de pixels

Além da tecnologia empregada na tela (AMOLED, IPS,...) outros indicadores da qualidade da imagem são a resolução e a densidade de pixels.

Atualmente as telas apresentam altíssima resolução (1080 x 1920), outras altas resoluções (768 x 1280, 720 x 1280) e há outras resoluções abaixo destas (240x320, 320x480, ...). Quanto maior a resolução, melhor a qualidade da imagem.

Em relação à densidade de pixels (ppi, pixels por polegada), há telas com 127ppi, 233ppi, 306ppi, 326ppi, 332ppi e 441ppi. Quanto maior a densidade, melhor a qualidade da imagem.

....................

Outras características presentes nas telas de smartphones são as quantidades de cores (262 mil, 16 milhões) que, também, estão relacionadas com a qualidade das imagens a serem exibidas.

Quanto à resistência das telas em relação à quebra e a risco, alguns fabricantes utilizam a tecnologia Gorilla Glass que torna as telas mais resistentes.

Em um smartphone praticamente tudo se faz na tela ou tem início nela. Logo, a tela é um componente importantíssimo e o conhecimento a respeito dela pode levar à escolha do smartphone de forma a evitar decepções.


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Smartphones - Menu

Smartphones - Série

Smartphones

Smartphones - Hardware

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO