sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones – Bateria

A bateria é um item crucial para os smartphones, ela é fundamental para a mobilidade. Sem uma bateria com autonomia (tempo que permanece carregada) satisfatória, a mobilidade fica comprometida e tais dispositivos seriam, então, melhor chamados de "dispositivos paradores", já que a curtos períodos de tempo teriam de parar para recarregar. Assim estariam mais para dispositivos imóveis do que para dispositivos móveis.

As baterias atuais do tipo íon-polímero (Li-Po) – utilizadas nos smartphones da Apple: iPhone 5, iPhone 4S e iPhone 4 - e íon Lítio (Li-Ion) – utilizadas nos smartphones dos demais fabricantes -, não apresentam o chamado "efeito memória", ou seja, elas não correm risco de ficarem "viciadas" como ocorria com as baterias antigas que eram do tipo Níquel-Cádmio (Ni-Cd). Sendo assim, a preocupação que havia com as baterias de Ni-Cd de somente carregá-las quando a carga das mesmas estivesse quase no fim e realizar o carregamento até alcançar 100%, deixa de existir com as baterias de Lítio. Estas podem ser carregadas a qualquer momento e não necessariamente até carga total. As orientações são que, ao menos, uma vez por mês, seja feito o carregamento de um ciclo completo, ou seja, descarregar e depois carregar a 100%.

Bem, sem a preocupação do "efeito memória", a atenção tem de estar voltada para outro ponto: a autonomia. Estar atento ao item bateria do smartphone a ser escolhido é importante para evitar decepções. Existem smartphones que têm baterias condizentes com o hardware e com as funcionalidades deles, ou seja, eles consomem muita energia, mas suas baterias são potentes (é claro que isso eleva o preço deles). O problema é quando o aparelho consome muita energia e a bateria dele tem baixa autonomia (é dor de cabeça na certa). A autonomia de uma bateria é função da carga que ela acumula para que depois seja liberada nos processamentos. Existem baterias com carga de 1.200 mAh, outras de 3.300 mAh, dentre outros valores.

As baterias dos smartphones ou são fixas ou são removíveis. Atualmente, a maioria dos smartphones tem bateria removível. Se a bateria é removível o próprio usuário poderá trocá-la se houver necessidade.

Estar informado sobre a relação entre o smartphone e a bateria dele pode fazer a diferença entre ser usuário de dispositivos móveis ou ser usuário de "dispositivos paradores".

Pense nisso!


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Smartphones - Menu

Smartphones - Série

Smartphones

Smartphones - Hardware

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO