sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones – Memória: RAM, de armazenamento e externa

Para uso em dispositivos móveis existem três tipos de memória.

A memória RAM é a memória de processamento. O sistema operacional, os programas e os arquivos de dados em uso são carregados de onde estiverem para essa memória e a partir daí o processamento ocorre. É nessa memória em que arquivos de todos os tipos são alocados e realocados, num fluxo constante, durante o que conhecemos como processamento. Com esta informação, não é difícil compreender que se a quantidade de memória RAM for pequena, mais difícil fica o movimento desses dados. Esta dificuldade é algo parecido como a situação de alguém que tem um armário pequeno, mas que tem muitas coisas a serem guardadas nele. Cada deslocamento significa fazer uma nova arrumação no armário, o que é trabalhoso. Então, para escolher um smartphone é necessário fazer a seguinte consideração em relação à memória RAM: os programas que o usuário deseja "rodar", necessitam de espaço de processamento e a memória RAM do smartphone tem de atender a essa necessidade, caso contrário haverá travamentos, imagens reticuladas e outros incômodos durante o uso.

A memória de armazenamento, também chamada de memória interna, tem a função de armazenar arquivos (SO, aplicativos, arquivos de dados, configurações,...). Quanto maior essa memória mais programas poderão ser instalados.

A memória externa, atualmente utilizam-se cartões de memória microSD, é utilizada para armazenar diversos tipos de arquivos. A sua utilização desafoga a memória interna. Porém, deve-se estar atento, pois não são todos os smartphones que utilizam a memória externa.

Em relação às memórias RAM e de armazenamento, deve-se estar atento ao fato de que as atualizações dos aplicativos, inclusive do sistema operacional, fará com que eles ocupem um espaço maior do que eles ocupavam na época da aquisição do smartphone pelo usuário. Portanto, se for comprado um dispositivo móvel com capacidade de memória RAM e de memória de armazenamento inferior ao que é necessária, alguns problemas irão ocorrer:

- Faltará espaço para processamento na RAM o que causará os problemas já divulgados e algumas decisões desagradáveis terão de ser tomadas como, por exemplo, deixar de "rodar" alguns aplicativos que antes eram utilizados.

- Faltará espaço para guardar arquivos na memória de armazenamento e da mesma forma citada acima, algumas decisões desagradáveis terão de ser tomadas, como por exemplo, desinstalar programas e evitar instalar outros.

Portanto, na hora de escolher um smartphone, não esqueça a importância dos três tipos de memória.


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Smartphones - Menu

Smartphones - Série

Smartphones

Smartphones - Hardware

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO