sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones - Câmera

Dentre as diversas funcionalidades integradas a um smartphone estão as de câmera fotográfica e de câmera filmadora. Os dispositivos móveis intermediários e os tops de linha (high-end) possuem câmera traseira e frontal. Os dispositivos móveis (smartphones) de entrada possuem somente a câmera traseira. Para que um smartphone realize chamadas de vídeo é necessário que ele tenha câmera frontal (este é o estágio atual; afinal, como estava escrito num texto que li: "isto não está escrito em pedra", ou seja, é possível haver mudanças).

Há smartphones com câmeras fotográficas traseiras com resoluções de 3MP, 3,1MP, 5MP, 6,1MP, 8MP, 12,1MP e 13MP. As câmeras fotográficas frontais apresentam resoluções de 0,3MP, 1,2MP, 1,3MP, 1,9MP, 2MP e 2,1MP. Quanto maior a resolução melhor a qualidade fotográfica.

Há smartphones com câmera filmadora traseira com resoluções de FULL HD (1080p a 30fps), HD (720p a 30fps) e resoluções menores, tais como: 320x240 px a 24fps, 320x240 px a 15fps e 480p a 30fps. Há câmeras filmadoras frontais com resolução de 1080p a 30fps (raridade), 720p a 30fps e 480p.

Em relação às câmeras, existem inúmeros avanços tecnológicos (fotos panorâmicas, dual Shot, dual-video rec., dual video call,...) mas que tornam os dispositivos móveis bem mais caros e obviamente os colocam numa especificidade de uso bem mais restrita (a não ser que alguém queira pagar por uma funcionalidade que não lhe é necessária; se assim for isto tem nome: desperdício).

Alguns smartphones possuem botão físico dedicado para a câmera, outros smartphones possuem um botão virtual que se localiza na tela. Há quem prefira o botão físico pela alegação de que, com este, há diminuição do risco de tremer as mãos na hora de fotografar.

Com informações as escolhas tendem a ser mais acertadas.


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Smartphones - Menu

Smartphones - Série

Smartphones

Smartphones - Hardware

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO