sexta-feira, 31 de maio de 2013

Smartphones – Sistemas Operacionais

O sistema operacional (SO) é o programa sobre o qual um aparelho trabalha. O SO é programado para utilizar as potencialidades do hardware. Os fabricantes de smartphones escolhem o SO adequado, assim como a versão deste, para utilizar com o hardware do equipamento.

Atualmente (maio de 2013) são utilizados os sistemas operacionais Android do Google, o iOS da Apple, o Windows Phone da Microsoft e o BlackBerry OS da BlackBerry (antiga RIM). São aguardados os lançamentos de smartphones com o Ubuntu OS e Firefox OS.

O sistema operacional Android, em uso nos aparelhos de diversos fabricantes (Samsung, LG, Motorola, Sony,...), tem as seguintes versões sendo utilizadas: v2.3 – Gingerbread, v3.0/3.1/3.2 – Honeycomb, v4.0 - Ice Cream Sandwich e v4.1/4.2 - Jelly Bean.

O iOS, utilizado somente nos equipamentos da Apple, tem as seguintes versões sendo utilizadas: v6.1.4 no iPhone 5 e v6.1.3 nos outros smartphones da empresa.

O Windows Phone, em uso nos aparelhos da Nokia (série Lumia) e da Samsung (Ativ S, Omnia), tem as seguintes versões sendo utilizadas: v8, v7.8 e v7.5. Os aparelhos que utilizam as versões 7.x (7.8 e 7.5) não podem ser atualizados para a versão 8.

O BlackBerry OS, em uso nos aparelhos da própria BlackBerry, tem as seguintes versões sendo utilizadas: v10, v7.1, v6.0 e v5.0.

Um dos itens importantes para a escolha de um smartphone é o sistema operacional instalado nele. O SO deve ser levado em conta devido à facilidade de uso dele e pela existência de programas acessíveis que supram as necessidades do usuário.

Pense nisso!


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Smartphones - Menu

Smartphones - Série

Smartphones

Smartphones - Sistemas Operacionais

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO