segunda-feira, 9 de julho de 2012

O mito do crescimento econômico infinito

"A cada dia a Natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." (atrib. a Gandhi)

As duas notícias a seguir, mostram, respectivamente, o que pensa Tim Jackson sobre o mito do crescimento econômico infinito e a relação entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental.


'Temos que abandonar o mito do crescimento econômico infinito' (BBC – Brasil)
"...Os dias de gastar dinheiro que não temos em coisas das quais não precisamos para impressionar as pessoas com as quais não nos importamos chegaram ao fim.
Viver bem está ligado à nutrição, a moradias decentes, ao acesso a serviços de boa qualidade, a comunidades estáveis, a empregos satisfatórios..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Efeito estufa: do jeito que está, não dá para ficar (Revista Super Interessante)
"...Em geral, a economia trata do gerenciamento de recursos – humanos, naturais e financeiros. Uma sociedade justa e saudável, que viva dentro de limites ambientais definidos, precisa ter sustentabilidade econômica, na qual se concentram os recursos apropriados para várias gerações. No momento, nossa teoria econômica não funciona bem dessa forma..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Crescimento econômico infinito
- Capital ambiental


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas (os posts da série)

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)

Meio Ambiente

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO