terça-feira, 10 de julho de 2012

Ação cidadã e qualidade de vida. Para início de conversa...

"Não assumir as responsabilidades da vida em sociedade e agir de forma gananciosa, são atitudes geradoras de dolorosas condições de vida."

A Baixada de Jacarepaguá é uma região bela por natureza. Os limites geográficos são delineados pelo Maciço da Pedra Branca, pelo Maciço da Tijuca e por suas praias. São belos e ricos os patrimônios natural (maciços, serras, morros, pedras, lagoas, rios, praias, áreas de Mata Atlântica, fauna, flora, ...) e histórico (engenhos, fazendas, praças, comunidades quilombolas, construções antigas, ...).

A qualidade de vida daqueles que vivem na região – os que moram e os que transitam (os que vêm trabalhar e estudar) – depende de uma relação verdadeiramente sustentável e justa com os patrimônios citados, bem como com outros fatores, tais como: saneamento básico (água, esgoto, drenagem de águas pluviais, lixo), mobilidade urbana (transporte público, trânsito de veículos automotores, vias para pedestres, ciclovias seguras,...), moradia, saúde, educação, cultura, lazer, emprego, segurança pública e densidade demográfica dentre outros.

"Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre seu bem-estar físico, mental e social. Assim sendo, saneamento básico diz respeito aos problemas e soluções relativos ao abastecimento de água, à coleta e disposição e controle da poluição dos esgotos sanitários, ao manejo das águas pluviais e ao acondicionamento, coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos." (Fonte: Revista das Águas)

A cada indivíduo, cabe compreender as características do local onde vive para, com bases nos seus direitos e deveres da vida em sociedade, contribuir para o desenvolvimento local e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida. Esse desenvolvimento será de mais valia se, dos pontos de vista ambiental e das relações interpessoais, for sustentável.

Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todas as imagens
(ao colocar o mouse sobre a imagem aparecerá informação sobre a mesma)

Vida bela


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todas as imagens
(ao colocar o mouse sobre a imagem aparecerá informação sobre a mesma)

"Vida louca, vida / vida breve" (relação não sustentável)

Mãos à obra e até a próxima!


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Cidadania

Urbanidade

Jacarepaguá - Baixada de Jacarepaguá

Meio Ambiente

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO