segunda-feira, 9 de julho de 2012

Esporte de Fato - Uma proposta

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." (atrib. a Albert Einstein)

À medida que a sociedade evolui em relação aos valores humanos, os sentimentos mais nobres passam a ocupar o espaço dos sentimentos menos nobres e a competição exacerbada cede lugar ao autodesenvolvimento e à colaboração responsável (co: ao mesmo tempo, junto // laborar: trabalhar). Sendo assim, tanto o indivíduo que ajuda como aquele que a recebe, entendem que não devem desperdiçar as oportunidades oferecidas. No esporte, esta evolução faz com que a sede imoderada por vitória a qualquer custo, ceda lugar à vontade de realizar espetáculo.

"Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes."

Muitas pessoas que ligam a televisão, ou vão "in loco", para assistir a um evento esportivo, têm a expectativa de que este seja um belo espetáculo associado a momentos de emoção. É uma forma de lazer, de relaxar e, pode-se dizer, também, de aprender com o que há de belo e emocionante.

"Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança..." (Mudar dói, não mudar dói muito - Oswaldo Montenegro)

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." (atrib. a Friedrich Nietzsche)

Muito mais pode ser proposto para que o esporte aumente a contribuição para o desenvolvimento humano. A proposta apresentada é simples, mas é um começo.

Ah!Eu quase esqueci de perguntar: você está escutando a "música"?

Pense nisso!


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO