segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sociologia no Ensino Médio – A importância

Comentário de leitura indicada

Este é um dos temas destacados no post Leitura Indicada: revista Sociologia nº 41. O estudo de Sociologia no ensino médio favorece a compreensão, por parte dos estudantes, das questões sociais e seus mecanismos que tanto afetam a sociedade humana. Essa compreensão é potencialmente um fator facilitador para o desenvolvimento de um senso critico construtivo e mais humano. A sociedade agradece.

Por um Brasil justo, soberano e democrático (revista Sociologia, número 41, pág. 50-53 - Sociólogos e Sociologia – Entrevista, Editora Escala)
"...A implantação de Sociologia no Ensino Médio já deu passos significativos em todo Brasil. Hoje é uma realidade. Porém, ainda precisa ser aperfeiçoada..." (Augusto César Petta, sociólogo)


Veja algumas opiniões sobre a importância do estudo de sociologia no Ensino Médio:

Por que a Sociologia é importante? (Educar para Crescer – Grupo Abril)
"...Por que as pessoas pensam e agem de forma tão diferente umas das outras? Por que algumas têm muito dinheiro, enquanto outras dormem nas ruas? Por que o que parece certo para uma é totalmente errado para outra? Toda criança já questionou algo do tipo para os pais. É comum os pequenos terem dúvidas sobre a sociedade em que vivem. Pois a Sociologia tem o objetivo de responder essas questões e ensinar o funcionamento das interações pessoais..." (Ligia Menezes) - Clique aqui para ler a matéria completa


A importância do estudo da Sociologia no ensino médio: uma análise da escola estadual governador Júlio Strubing Müller (Artigonal)
"...A sociologia faz parte das ciências humanas, onde estuda a sociedade e o comportamento do homem, e proporciona o estudo dos fatos sociais e, a partir desses fatos, tenta explicar de que forma analisar suas ações. Dessa maneira a sociologia propicia compreender diferentes sociedades, onde faz com que o individuo perceba que a população pode ser organizada politicamente e economicamente a partir do estudo e da convivência da comunidade em que se ele encontra. Sendo assim quanto mais cedo o individuo perceber a sua importância em direitos e deveres para com o todos da sociedade, este mais facilmente se posicionará diante de conflitos sociais a qual ele faz parte." (Nelson da Conceição) - Clique aqui para ler a matéria completa


Sociologia (Wikipédia)
"...Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais..." - Clique aqui para ler a matéria completa


Edição 57 - Sociologia na Escola (Portal do Professor - MEC)
"Um dos pontos que tem se enfatizado a esse respeito é a necessidade de se criar estratégias didáticas que possam dotar nossos alunos daquilo que alguns autores chamaram de “imaginação sociológica”, ou seja, seriam as disposições necessárias para que os alunos possam penetrar no universo das ciências sociais, pensar sociologicamente sobre os problemas que os afetam." (Anita Handfas, professora universitária e pesquisadora) - Clique aqui para ler a matéria completa


Filosofia e Sociologia no Ensino Médio (Overmundo)
"...nosso compromisso enquanto sociólogos e educadores é resgatar esse desejo nos jovens de voltarem a querer ser livres, para refletir profundamente sobre a vida, seu papel na sociedade e sobre suas relações enquanto indivíduos (...) A principal contribuição é no despertar da consciência, não só quanto à postura cidadã, como no auto-conhecimento. Portanto, nos diferentes campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode trazer maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade na qual se vive..." (Karen Sasaki, Sociólogia e doutoranda em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Clique aqui para ler a matéria completa


Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio (Revista Espaço Acadêmico - Ano I - Nº5)
"Para compreendermos o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular do Ensino Médio deveremos, antes de tudo, compreender os objetivos que por meio dela se pretende atingir. Esses objetivos podem ser divididos em duas classes: os que são específicos para a disciplina e os que não se restringem a ela, indo ao encontro dos que foram traçados para o Ensino Médio a partir da Lei n.º. 9.394, de 1996 (...) O filósofo e sociólogo Gilson Teixeira Leite (Jornal A Gazeta em 11/12/00) afirmou que 'se é imprescindível dominar a informática e todas as novas tecnologias para uma colocação qualificada no mercado de trabalho, também se faz necessário, no universo educacional, problematizar a vida do próprio aluno, sua existência real num mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida: ético-moral, sociopolítico, religioso, cultural e econômico'. E conclui que 'a volta das disciplinas humanísticas – filosofia, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras – tem muito a contribuir com a formação do jovem naquilo que lhe é mais peculiar: o questionamento. Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crítico das novas gerações, poderemos continuar sonhando, e construindo, um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver'..." (Flávio Marcos Silva Sarandy, professor de sociologia do ensino médio) - Clique aqui para ler a matéria completa


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Sociologia

Leitura Indicada – Sociologia

Revista

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO