quarta-feira, 11 de julho de 2012

Baixada de Jacarepaguá e mobilidade urbana

"A mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano" (Cartilha de Mobilidade Urbana - Ministério das Cidades / Instituto Pólis, www.polis.org.br/uploads/922/922.pdf).

Facilitar os deslocamentos relacionados à prática do trabalho, do estudo, do lazer, da cultura e demais atividades, torna mais agradável a vida no espaço urbano e isso se traduz em melhor qualidade de vida para a população.

Após esta reflexão inicial, é hora de entender como está este processo na Baixada de Jacarepaguá. Muitas das vias locais que outrora, mesmo realizando um percurso maior, serviam de escape para os motoristas que as conheciam, agora ficam congestionadas em diversos horários. As vias principais entram em colapso em alguns momentos durante o dia e não somente na "hora do rush". O fluxo é lento, há muitas retenções no trânsito. Isso gera desgastes físico e mental nas pessoas que se deslocam; geram prejuízos financeiros e de tempo, além de prejuízos à saúde e ao ambiente (maior descarga de gases e, como consequência, o aumento de gases de efeito estufa e aumento de problemas respiratórios; aumento da poluição sonora;...).

Praça Seca, Tanque, Pechincha, Freguesia, Cidade de Deus, Vila Valqueire, Barra da Tijuca e Curicica (não se espante com a presença de Curicica nesta lista. Atualmente, este bairro também sofre com engarrafamentos), são bairros que enfrentam problemas constantes de congestionamento no trânsito.

Alguns projetos de infraestrutura (Transoeste, Transcarioca, BRT, Linha 4 do Metrô, melhorias no transporte público, ciclovias) têm data prevista para que sejam postos em prática e têm o objetivo de mudar esse quadro caótico. A questão é: em linhas gerais, estes projetos agem diretamente sobre as vias principais. Como as vias secundárias serão afetadas? Haverá melhora nas mesmas? Os projetos serão sustentáveis dos pontos de vista ambiental, financeiro e social?

Claro que um jogo só acaba após o apito final. Somente a partir desse ponto é possível saber o resultado de tudo que foi feito até aquele momento. Então, poderia ser dito: é esperar para ver. Mas, quem não quiser esperar, poderá fazer um prognóstico do resultado destes projetos, após leitura e reflexão de uma relação de artigos e notícias que será apresentada a seguir.

Até mais!


Veja mais informações:

Mobilidade urbana e o Trânsito - conceitos e abordagens (Ensaios Fragmentados - 04/03/2011)

Transcarioca (Cidade Olímpica)

Transoeste (Cidade Olímpica)

BRT (Wikipédia)

BRT (Portal Transparência)

Túnel da Grota Funda (Wikipédia)

Túnel da Grota Funda e Corredor Transoeste (Youtube)

Túnel da Grota Funda: modelo de tecnologia (Youtube - Cidade Olímpica - 27/01/2012)

Motoristas de ônibus testam novo sistema BRT na Transoeste, no Rio (G1) - 07/03/2012

Linha 4 do Metrô – Barra da Tijuca (Wikipédia)

Nova Apresentação do Metrô na Barra da Tijuca - Linha 4 - Estação Jardim Oceânico (AMAR - Youtube)

Metrô: obra milionária para não desalojar em área nobre (O Dia - 14/03/2012)

Manifestantes protestam contra projeto da Linha 4 do metrô no Rio (G1 - 11/03/2012)

Mergulhão Alvorada vai abrir caminho para o BRT na Barra (Cidade Olímpica)

Prefeitura inaugura mergulhão e viaduto em Madureira (JB - 25/05/2012)
(Tem relação com o trânsito Praça Seca-Campinho e Vila Valqueire-Campinho)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Jacarepaguá - Baixada de Jacarepaguá

Urbanidade

Infraestrutura

Cidadania

Mobilidade Urbana

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO