segunda-feira, 11 de março de 2013

Tratamento em Espiral - Nelson Rodrigues – Obra Aplicada

A obra de Nelson Rodrigues aplicada às questões da vida.

O tratamento em espiral é utilizado na área de educação como uma ferramenta para o desenvolvimento do conhecimento. Através dessa ferramenta que permite o contato daquele que aprende com o assunto a ser aprendido em épocas diferentes, o aprendiz tem a possibilidade de amadurecer o conhecimento, além de expandi-lo através de novos focos. Bem, mas na vida, no dia a dia não acontece da mesma forma? Assim não é a vida como ela é? Claro que sim. E isso nos mostrou Nelson Rodrigues com sua obra.

"A arte da leitura é a da releitura." (Nelson Rodrigues, no livro O óbvio ululante, Uma banana como merenda)

"Eu não existiria, sem as minhas repetições." (Nelson Rodrigues, em O Reacionário, 2008, pág. 7)

"A televisão vive das reprises dos seus filmes, eu vivo das reprises das minhas imagens." (Nelson Rodrigues, no texto O homem fatal; O Óbvio e Ululante)

É claro que há um objetivo com isso. Afinal, a experiência se adquire pela prática constante e atenta de uma atividade.

"Poderão objetar que já escrevi isso umas duzentas vezes. Ai de mim, ai de mim. Não sinto nenhum escrúpulo, nenhum pudor de me repetir." (Nelson Rodrigues, no texto A invisibilidade do óbvio, À sombra das chuteiras imortais)

"Desculpem a minha insistência na meditação dramática: mas sou, como disse o Cláudio Mello e Souza, uma 'flor de obsessão'." (Nelson Rodrigues, no texto Hamlet nos bate a carteira; O Óbvio e Ululante)

Perceber algo novo é o objetivo do tratamento em espiral.

"O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura." (Nelson Rodrigues, no livro O óbvio ululante, Uma banana como merenda)

Independente de ser crença ou uma hipérbole (figura de linguagem) é, com certeza, uma afirmação da necessidade do tratamento em espiral.

"Mas um sujeito precisa de 15 encarnações para viver um momento de amor." (Nelson Rodrigues, no livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, 2012, pág. 27)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Nelson Rodrigues

A obra de Nelson Rodrigues aplicada às questões da vida

Sobre minhas discordâncias e concordâncias com o pensamento de Nelson Rodrigues

Educação

1 Comentário:

Sonia Salim disse...

Nelson, tenho acompanhado as suas postagens e aprendido muito sobre os trabalhos de Nelson Rodrigues e como ele se colocou no cenário da vida.

Muito bom! Abraços!

Sonia Salim

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO