terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre minhas discordâncias e concordâncias com o pensamento de Nelson Rodrigues

Ah! Ainda a tempo, declaro que não concordo totalmente com as ideias de Nelson Rodrigues. Digo que minhas discordâncias são parciais e que admiro, de forma positiva, tanto a ele quanto ao trabalho dele, mesmo com as discordâncias. Assim entendo que aprendemos com as diferenças. E por falar em discordância, eu não consigo concordar totalmente nem comigo mesmo. Sendo assim, como poderei concordar totalmente com outras pessoas? Depois desta, imagino que há uma pergunta que não quer calar: como pode alguém não concordar totalmente com ele próprio? A resposta é simples: tem coisas que fazemos, que pensamos e que sentimos, mas que gostaríamos de não fazer, de não pensar e de não sentir. Afinal, com todo respeito, somo todos assim, não somos?

Mas voltando às discordâncias do início do texto, digo que eu não concordo totalmente com alguns elogios e algumas críticas que ele fez a certas pessoas que foram seus contemporâneos, mas eu entendo e respeito o pensamento dele.

Portanto, não tenho como não admitir a importância da obra de Nelson Rodrigues e não tenho, também, como não admitir o grande esforço e coragem dele para elaborar tal obra. Ele criou e desenvolveu a obra dele com paixão – ele demonstrava ser extremamente apaixonado pelo que fazia - e para mostrar isso, lanço mão de uma de suas frases: "Sem alma, não se chupa um Chicabon, não se cobra nem um arremesso lateral." (Nelson Rodrigues, no livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, 2012, pág. 254)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Nelson Rodrigues

A obra de Nelson Rodrigues aplicada às questões da vida

Educação

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO