terça-feira, 12 de abril de 2011

Romildes de Meirelles - Um poeta sonetista nos ares de Jacarepaguá

Baixada de Jacarepaguá - Gente comum, gente que faz acontecer

"Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso." (atrib. a Platão)

"Quando imerso em nostalgia, / pressinto no olhar o pranto, / eu me amparo na poesia / e em vez de chorar eu canto" (Romildes de Meirelles)

Ao iniciarmos nossa conversa, o escritor Romildes de Meirelles se apresentou em versos:

"Sou Romildes de Meirelles
nascido lá na Bahia.
Moro à Rua Pedro Teles,
um recanto de poesia.

Natural de Salvador,
sou soteropolitano.
Sou poeta e prosador
como todo bom baiano."


A poesia é vida para Meirelles e ele a vivencia intensamente. Há muito suas ações visam divulgar essa arte de forma que sua expansão não tenha limites.

Era aluno do professor Roberto Correa, professor de Língua Portuguesa, conhecido como o Príncipe dos Poetas da Bahia, quando escreveu o seu primeiro soneto. Isso aconteceu em meados da década de 30. Aliás, Meirelles declara seu carinho especial pelos sonetos.

Este poeta soteropolitano chegou ao Rio de Janeiro em 29 de junho de 1943 e foi morar na Tijuca. No ano de 1980, passou a morar na Baixada de Jacarepaguá, no bairro Praça Seca, onde reside até hoje.

Gilberto Baraúna, seu parceiro em alguns sonetos, estimulou Meirelles a mostrar sua poesia ao público e isso ocorreu entre os anos de 1970-1980.

O que nunca faltou foi atividade na vida de Meirelles que é poeta, sonetista, prosador, trovador, declamador de versos, editor de livros dentre outras coisas.

POVEB (Poesia, você está na Barra): participa dos encontros de poesia realizados pelo POVEB.

POLEM (Poesia no Leme): participa dos encontros de poesia realizados pelo POLEM.

Encontro de Poesia - Casa do Poeta do Rio de Janeiro: participa dos encontros de poesia realizados pela Casa do Poeta do Rio de Janeiro, todo último sábado de cada mês.

Casa do Poeta do Rio de Janeiro: Meirelles é um dos fundadores da Casa do Poeta do Rio de Janeiro.

Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá: Meirelles é um dos responsáveis pela criação do Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá. O centro cultural localiza-se no bairro Praça Seca.

Ciranda de Poesia: Participou, ativamente, de 1980 até 2007, da Ciranda de Poesia cujos encontros eram realizados na Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles - Jacarepaguá, conhecida popularmente como Biblioteca de Jacarepaguá.

Projeto Um passo à frente : Durante os anos de 1994 e 1995 participou do projeto Um passo à frente que levava a poesia aos presídios do Rio de Janeiro com o intuito de colaborar na ressocialização dos apenados.

Poesia nas Escolas: Participou do projeto Poesia nas Escolas.

Poesia nas Praças: Participou do projeto Poesia nas Praças, que contou com o apoio da Secretária Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Programas de rádio: Na rádio MEC criou o programa Poesia no Ar e participou dele durante 2 anos. Na rádio Imprensa tinha os programas Sábado Poético e Domingo Poético.

Conversar com Meirelles - pessoa de inteligência e de humor refinados – é sempre muito agradável. Ler as suas poesias é uma das formas para conhecer um pouco mais desse poeta que tem contribuído para que muitos conheçam a bela arte das poesia.


Algumas poesias de Romildes de Meirelles publicadas em Fatos e Ângulos:

Eu sou Árvore

Ser Cego


Romildes de Meirelles é uma pessoa comum, com hábitos comuns, mas cujas ações visam, não somente o próprio bem, mas o bem comum. Meirelles é gente que faz acontecer em Jacarepaguá.

"Considerando o Efeito Borboleta, pode-se dizer que o que se faz em um lugar, tem influência em ocorrências em outros lugares."

Pense nisso!


Conheça a introdução deste post em: Romildes de Meirelles e a arte dos versos (clique aqui)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Baixada de Jacarepaguá - Gente que faz acontecer (clique nesse link para compreender a essência desta série de posts)

Jacarepaguá - Baixada de Jacarepaguá

Baixada de Jacarepaguá - Gente que faz acontecer (série de posts)

Romildes de Meirelles


Veja mais informações em:

Casa do Poeta do Rio de Janeiro (perfil no Orkut)

Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles - Jacarepaguá

Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

POLEM – Poesia no Leme

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO