domingo, 10 de abril de 2011

Energia Limpa inspirada pela engenharia da Natureza

(Sala de Notícias – A Notícia sob o Enfoque da Educação)

"A Natureza é como um belo livro que é muito útil para quem sabe 'lê-lo'." (adaptação de um pensamento de Goldoni)

O modelo da fotossíntese inspirou a criação de um processo para a produção de energia limpa. Alguns grupos de pesquisa conseguiram avanços na produção de combustíveis - hidrogênio (não poluente), metanol ou metano - capazes de serem armazenados para uso posterior, tendo o sol como fonte de energia. O processo em questão necessita de aperfeiçoamentos para ser viável técnica e financeiramente e, então, ser utilizado em larga escala.

"A prática constante do dever leva-nos ao aperfeiçoamento." (Léon Denis)

As expectativas são boas, tanto do ponto de vista ambiental quanto do ponto de vista social.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho." (Bernard Shaw)


A seguir, algumas reportagens que apresentam mais detalhes:

"Segundo Nocera, com aproximadamente quatro litros de água e sob sol, o dispositivo pode produzir energia suficiente para abastecer uma casa por um dia."

"A expectativa do químico é que seu invento sirva como fonte de energia alternativa principalmente em países em desenvolvimento. “Para as residências, esse tipo de tecnologia dispensará outras formas de geração de energia”, prevê."

Fotossíntese Sintética (Ciência Hoje – 05/04/2011) ~> http://bit.ly/fNTr0uless than a minute ago via HootSuite Favorite Retweet Reply




"A melhor solução para os problemas globais de produção de energia já foi desenvolvida, é muito eficiente e vem sendo utilizada há mais de 2 bilhões de anos: a fotossíntese." (James Barber)

"Imitar a natureza e desenvolver catalisadores capazes de mimetizar a fotossíntese – propiciando uma fonte de energia limpa e praticamente ilimitada – não é um sonho. É uma possibilidade real, contanto que seja feito um esforço internacional multidisciplinar que reúna os cientistas mais talentosos do planeta." (James Barber)

Folhas Artificiais - Entrevista com James Barber - Imperial College London, Reino Unido. (Agência FAPESP–26/10/2010) ~> http://bit.ly/h0LEc8less than a minute ago via HootSuite Favorite Retweet Reply




Pesquisadores desenvolvem reator que converte luz solar em combustível líquido (BBC Brasil – 24/12/2010)

Folha Artificial se comporta como conversor de energia (techtudo – 30/03/2011)



Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Sala de Notícias

Meio Ambiente
Sala de Notícias – A Notícia sob o Enfoque da Educação

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO