sábado, 27 de novembro de 2010

Ser Cego - Uma realidade transformada em soneto

No soneto Ser Cego, o poeta Romildes de Meirelles expõe, com sabedoria e sentimento, uma realidade de quem, aos poucos, está perdendo a visão.


Ser Cego

Romildes de Meirelles

Não queira conhecer o sofrimento
daquele que não vê. É uma tortura
Não imaginar a cor na mente escura
que vê o mundo apenas pardacento.

Não poder enxergar, do firmamento,
o passeio do sol na curvatura,
nem o brilho da estrela que fulgura
ou a beleza do sol no nascimento.

Já que não posso ver com precisão,
pois vou ficando aos poucos sem visão,
fico escutando o murmurar das cores.

E na renúncia triste desta vida,
escuto em minha alma dolorida
o silencioso renascer das flores.


Romildes de Meirelles é poeta, membro e co-fundador da Casa dos Poetas do Rio de Janeiro. Participa das atividades do Espaço Cultural Profª Dyla Sylvia de Sá. É morador da Baixada de Jacarepaguá, no bairro da Praça Seca, e é gente que faz a cultura acontecer.


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Baixada de Jacarepaguá - Gente que faz acontecer

Jacarepaguá - Baixada de Jacarepaguá

Versos

4 Comentários:

Carmen Regina Dias disse...

Por que será que quando me apaixono ao primeiro versolhar
o poeta é cego
ou não enxerga muito bem?

Eis-me aqui, encantada, e o poeta
Romildes de Meirelles não me vê.

Mas uma coisa é certa, pelos seus versos eu intuí: ele me sente.

ProfessorNelsonMS disse...

Carmen

Quando li o seu comentário eu fiquei sem palavras, fiquei impactado. Você fez um outro poema, um belo poema.

Agradeço, muito, o seu construtivo comentário. Ele engrandeceu o post.

Abraços.

Nelson

Carmen Regina Dias disse...

Agradeço por suas gentis palavras, Professor.
Agradeço por seu Blog,
fonte inesgotável de Amor
por nossos amigos terráqueos,
e pela vida que pulsa em uníssono.
São tantas jóias neste tesouro;
o seu Blog é uma escola,
do jeito que as escolas devem ser
nos tempos de agora.
Faz feliz a gente perceber que
tipo de adulto está semeando
por essas vias virtuais,
e imagino o que não semeia e cultiva nas vias do seu cotidiano.

É uma dádiva, Professor.

ProfessorNelsonMS disse...

Carmen

Grato, muito grato pela gentileza de suas palavras.

Abraços.

Nelson

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO