terça-feira, 6 de abril de 2010

A Química da Relação Sal - Pressão Arterial

Para que essa relação possa ser entendida, são necessários alguns conhecimentos prévios. Um deles é que uma das razões do aumento da pressão arterial é a presença de uma quantidade de água no sangue maior do que a comum para um dado organismo e que isto ocorre em função do consumo elevado de sal. O outro conhecimento prévio é que os sais retêm água em função da hidratação de seus íons. Portanto, a retenção de água originada por uma elevada ingestão de sais, muito mais o cloreto de sódio que é a base do sal de cozinha e que está presente em muitos alimentos industrializados, causa o aumento da quantidade de água no sangue e consequente aumento da pressão arterial. É importante que fique claro que não é o consumo de água que gera este tipo de problema – aliás, a água é fundamental para o nosso organismo -, mas sim o consumo elevado de sais.

A seguir são apresentados alguns fragmentos de textos, com links indicando as respectivas referências, que servem de base às afirmações anteriores :

“...Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, como transportar oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação...” (Discovery Home&Health)

“…A manutenção do organismo com níveis adequados de água é importante para o sistema cardiovascular, para a termoregulação, e para o desempenho físico durante a prática de exercícios. Cerca de 60% da massa corporal é constituída por água, ou seja, 42 litros para um indivíduo pesando cerca de 70 Kg (GUYTON, 1997; MARQUEZI & LANCHA JÚNIOR, 1998; COSTILL & WILMORE, 2001)...” (efdeportes)

Pense nisso !




Veja mais informações em :

Pressão Arterial (Wikipédia)

Hidratação de Íons (Revista eletrônica do Departamento de Química – UFSC)

Mudanças alimentares para diminuir a pressão arterial (HowStuffWorks)

Efeitos do Sal na Pressão Arterial (MD Saúde)

Pressão Arterial Alta (MSD)


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Saúde


2 Comentários:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde

Professor moreijo disse...

Ola amigo Prof. Nelson estamos no mesmo barco ou seja também sou Professor e Coordenador Pedagógico nas areas de Cursos Livres e tenho uma paixão pela Saúde, por ser formado em Tecnologia em Gestão Hospitalar, mais precisamente o PSF (Programa Saúde da Familia)e estou feliz de passar por aqui e ver seu excelente trabalho de informação...valeu...fuiiiii

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO