quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mar Português - Fernando Pessoa

Versos Recitados 

Mar Português é um poema de Fernando Pessoa no qual o poeta retrata as dores do povo português causadas pelas aventuras no além-mar, durante o período que ficou conhecido como Era das Grandes Navegações.


O poema Mar Português, apresentado a seguir, é recitado por Paulo José.




Mar Português
Fernando Pessoa

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram sem casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.


Clique aqui e conheça os posts de Versos Recitados !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Versos Recitados

Versos Cantados

Sala de Leitura

Fragmentos Literários

3 Comentários:

Carmen Regina Dias disse...

Estes versos me acompanham desde a adolescëncia

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
...
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."

Considero o último verso como um estandarte a nortear momentos importantes da minha vida.

E até para aceitar aquilo que náo me desce, náo me apetece, náo faz parte de mim..

agradecida por tê-lo trazido
ao olhar de todos.
É uma meditaçao profunda.

Carmen Regina Dias disse...

Náo me canso de ouvir, quanta beleza
de percepção, que poeta! E que
show de interpretação!

Mikasmi disse...

É um belissimo poema

O mar, que fez a tristeza e a glória de Portugal, e que agora está tão esquecido pelos nossos governantes.

Abs

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO