terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jogos e Aprendizagem – Parte 03 – Mais Detalhes

Dando continuidade à série de posts Jogos e Aprendizagem, serão apresentadas outras noções sobre essa relação.

- Há um objetivo imprescindível a ser alcançado : que a escola seja viva, ou seja, que os procedimentos que nela são aplicados tenham relação estreita com o que a sociedade necessita para viver com dignidade e isto é muito mais do que somente as questões materiais, têm de estar presentes questões sutis que há muito tempo deveriam fazer parte desse processo. Concluindo : é necessária uma Escola Viva !

- Existem jogos cuja utilização é altamente benéfica para o desenvolvimento de muitas de nossas habilidades necessárias à vida. O interessante é que os mecanismos destes jogos são semelhantes aos mecanismos dos problemas e das soluções que nos deparamos no cotidiano. Aí está o grande valor da aplicação destes jogos. Os detalhes sobre essas semelhanças serão apresentados a partir do próximo post dos blocos Jogos e Aprendizagem e Sala de Jogos.

- A vantagem da utilização de alguns jogos nesse processo é a característica lúdica dos mesmos. Isso facilita a interação daquele que aprende com o mecanismo a ser compreendido. Esta utilização sem a supervisão de um profissional da área de Educação faz com que este conhecimento se dê mais de forma inconsciente. Quando esta utilização se faz com a supervisão de tal profissional, o nível de consciência, por parte de quem aprende, aumenta.



Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Jogos e Aprendizagem

Sala dos Professores

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO