terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Aprendendo com Pensadores - Bertrand Russell

Bertrand Russell nos deixou um legado de um pensador excêntrico tendo como predicados a lógica e o desenvolvimento do bem comum.

Alguns pensamentos atribuídos a Bertrand Russell :

“Por que repetir antigos erros, se há tantos erros novos para se cometer ?”

“Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.”

“Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer.”

“A humanidade transformou-se em uma grande família, tanto que não podemos garantir a nossa própria prosperidade se não garantirmos a prosperidade de todos. Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes.”

“É a ambição de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre.”

“A raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito da competição está a principal fonte de felicidade.”

“O homem hoje, para ser salvo, só tem necessidade de uma coisa: abrir o coração à alegria.”

“A experiência não permite nunca atingir a certeza absoluta. Não devemos procurar obter mais que uma probabilidade.”

“A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos.”


Ideias Afins :

- Sabedoria
- Pensadores

Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Aprendendo com Pensadores


Informações Complementares :

Bertrand Russell - Wikipedia

1 Comentário:

Ivo S. G. Reis disse...

Meu bom amigo Nelson:

Que belo post! Há quanto tempo não nos falávamos!...
Cheguei aqui por acaso, através do meu twitter e você que já me conhece um pouco, sabe que B. Russell é o meu filósofo favorito. Possuo várias de suas obras e uma coleção igual a esta, com quase todas as suas frases célebres. Se precisar de algum material é só pedir.

Parabéns pelo seu blog. Está demais: um visual limpo, melhor do que o da última vez que visitei, conteúdos interessantes, já beirando à perfeição.

Sucesso! Você merece.

Bação!

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO