sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Xadrez – Primeiros Contatos – Parte 03

Estudos de Xadrez

Xadrez – Movimentos do Peão

O estudo dos movimentos das peças de xadrez pode ser uma atividade muito interessante na medida em que descobrimos segredos e peculiaridades, estejam, as peças, atuando de forma “isolada” ou através de combinações com outras peças.

O diagrama mostra os possíveis movimentos do peão, exceto o movimento conhecido como “em passant”. Este será visto ainda neste post.

As características dos movimentos do peão são:

- O peão deve ser movido somente para frente, ele é a única peça que não pode ser recuada. No primeiro movimento de cada peão, pode-se optar por movê-lo 1 ou 2 casas para frente (veja os peões em a2, b2 e g2, os brancos, e os peões em a7 e f7, os pretos). Já os peões em c3, d7 e h4, os brancos, e o peão em g5, o preto, podem ser movidos apenas 1 casa à frente, pois estes já realizaram o primeiro movimento anteriormente (todos os peões brancos iniciam o jogo na 2ª Linha e todos os peões pretos iniciam na 7ª linha).

- Captura : Com o peão pode-se realizar dois tipos de captura de peças. A mais comum é feita em diagonal (veja o peão branco em h4 e o peão preto em g5). As setas indicam como pode ser feita a captura. Sendo assim, fica claro que a captura feita pelo peão é um movimento diferente daquele que é realizado normalmente, que é mover-se para frente !

A outra forma de capturar com o peão é com um movimento chamado “en passant” (de passagem, ao passo, ...). Este tipo de captura será visto no visualizador de partidas mostrado adiante no 4º lance das pretas. (4. ... bxa3 e.p.)

No xadrez, a captura de peça se dá ficando o captor no lugar da peça tomada (capturada). Usando o exemplo do diagrama anterior e considerando que o próximo movimento deverá ser realizado pelas brancas, o peão branco em h4 irá tomar (capturar) o peão preto que está em g5, ficando no lugar deste, ou seja, em g5. A notação, pelo Sistema Algébrico, desta captura é feita da seguinte forma : h4xg5, ou seja : a peça que está em h4 (o peão branco) toma (x) a peça que está em g5 (peão preto), ficando o peão branco em g5.

- Promoção : Um movimento muito interessante do peão, e somente dele, é a promoção. Esta ocorre quando peões brancos alcançam a oitava linha e quando peões pretos alcançam a primeira linha. Quando isto ocorre, o peão é promovido à uma peça de maior valor a qual o enxadrista da respectiva peça irá optar, ou por um cavalo, um bispo, uma torre ou uma dama. No diagrama anterior, se o peão branco em d7 for movido para d8, este será promovido, transformando-se em uma das peças citadas. Para exemplificar a notação pelo Sistema Algébrico, definindo a promoção de peão à dama, assim deve ser escrito : d8=D ou d8=Q.

- O peão, assim como as demais peças, exceto o cavalo, não pula peças, ou seja, se houver uma peça na próxima casa à frente da que ele ocupa, o peão não poderá ser movido. Para exemplificar, temos os peões brancos em e4 e f2 e os peões pretos em c6 e e5, eles estão impedidos de serem movidos.


Visualizador de Partidas

Demonstração de movimentos, das capturas normal e “en passant”, além da promoção.

Importante : Os comentários, no visualizador de partidas, são orientações que têm o objetivo de facilitar a compreensão dos movimentos.



Existem navegadores (browsers) que carregam corretamente este visualizador


Até o próximo movimento !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Xadrez – Primeiros Contatos

Xadrez – Leituras da Vida

Xadrez


Mais Informações :

Glossário de Enxadrismo – Wikipedia

Dicionário Enxadrístico – Clube de Xadrez Virtual

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO