sábado, 23 de janeiro de 2010

Fragmentos Literários - Histórias sobre Ética

Um livro que nos faz refletir sobre valores e os comportamentos decorrentes deles. Neste livro encontram-se contos de La Fontaine, Machado de Assis, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles, Voltaire, Guido Fidelis, Katherine Mansfield, Lima Barreto, Lourenço Diaféria, Artur Azevedo e Álvaro Cardoso Gomes.

Vale a leitura do livro !

A seguir alguns fragmentos do livro Histórias sobre Ética, cuja coordenação geral e a seleção de textos foram realizadas por Marisa Lajolo :

- Entre o bem e o mal :
“Todos nós, mulheres e homens, adultos e jovens, passamos boa parte da vida tendo de optar entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Na realidade entre o que consideramos Bem e o que consideramos Mal. Mas, apesar da longa permanência e universalidade da questão, o que se considera certo e o que se considera errado muda ao longo da história e ao redor do globo terrestre”. (Marisa Lajolo)


- A Dança :
“O rei Nabussan confiou seu problema ao sábio Zadig.
- Vós, que conheceis tantas e tão belas coisas, por acaso não saberíeis me dizer como encontrar um tesoureiro que não me roube ? – perguntou ele.
- Certamente. Conheço uma forma infalível de encontrar um homem que tenha as mãos limpas – respondeu Zadig.
O rei, encantado, abraçando-o, perguntou-lhe o que devia fazer para conseguir isso.
- Basta – disse Zadig – mandar que dancem todos aqueles que se candidatarem ao cargo de tesoureiro. Aquele que dançar com mais leveza será com toda certeza o homem mais honesto.
- Estais a zombar de mim – disse o rei... “. (Voltaire)


- A casa de bonecas :
“Afinal, tinha sido combinado que, enquanto a casa de bonecas permanecesse no quintal, elas poderiam convidar as meninas da escola, duas por vez, para vir e olhar. Não para ficar para o chá, é claro, ou para sair fuçando pela casa. Mas só para ficarem quietas de pé no quintal, enquanto Isabel apontava as belezas – Lottie e Kezia pareceram satisfeitas“. (Katherine Mansfield)


- Paloma :
“As penas do sofrimento deixam a gente como se estivesse no inferno e precisasse do auxílio de quem nos criou e nos deu o primeiro amor que houve na face da Terra“. (Álvaro Cardoso Gomes)


- A Nova Califórnia :
“Capitão Pelino, mestre-escola e redaor da Gazeta de Tubiacanga, órgão local e filiado ao partido situacionista, embirrava com o sábio. ´Vocês hão de ver, dizia ele, quem é esse tipo ... Um caloteiro, um aventureiro ou talvez um ladrão fugido do Rio.`
A sua opinião em nada se baseava, ou antes, baseava-se no seu oculto despeito vendo na terra um rival para a fama de sábio de que gozava...”. (Lima Barreto)


Livro : Histórias sobre Ética – Coordenação Geral e Seleção de Textos por Marisa Lajolo – Editora Ática – São Paulo - 2003


Boa Leitura !


Ideias Afins :

- Literatura
- Leitura
- Livro
- Educação


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Sala de Leitura

Fragmentos Literários


Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO