sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fragmentos Literários – Aprendendo a Viver

Um livro encantador, porque, querendo ou não, Clarice revela muito de si. Revela suas “certezas” sempre acompanhadas de cautela – eu a percebo como uma pessoa que tinha a sinceridade como uma de suas fortes características – revela seus questionamentos e suas angustias.

Vale a leitura do livro !

A seguir alguns fragmentos do livro Aprendendo a Viver, escrito por Clarice Lispector :

- É preciso parar :
“ Estou com saudade de mim. Ando pouco recolhida, atendendo demais ao telefone, escrevo depressa, vivo depressa. Onde está eu ?
Preciso fazer um retiro espiritual e encontrar-me enfim – enfim, mas que medo – de mim mesma.”


- Prazer no trabalho :
“Não gosto das pessoas que se gabam de trabalhar penosamente. Se o seu trabalho fosse assim tão penoso, mais valia que fizessem outra coisa. A satisfação que o nosso trabalho nos proporciona é sinal de que soubemos escolhê-lo.”

- Perguntas grandes :
“Pessoas que são leitoras de meus livros parecem ter receio de que eu, por estar escrevendo em jornal , faça o que se chama de concessões. E muitas disseram : ´Seja você mesma`.
Um dia desses, ao ouvir um ´seja você mesma`, de repente senti-me entre perplexa e desamparada. É que também de repente me vieram então perguntas terríveis : quem sou eu ? como sou ? o que ser ? quem sou realmente ? e eu sou ?
Mas eram perguntas maiores do que eu”.

- A revolta :
“Quando tiraram os pontos de minha mão operada, por entre os dedos, gritei. Dei gritos de dor, e de cólera, pois a dor parece uma ofensa à nossa integridade física. Mas não fui tola. Aproveitei a dor e dei gritos pelo passado e pelo presente. Até pelo futuro gritei, meu Deus”.

- Um sonho :
“Foi um sonho tão forte que acreditei nele por minutos como uma realidade. Sonhei que aquele dia era Ano Novo. E quando abri os olhos cheguei a dizer : Feliz Ano Novo !
Não entendo de sonhos. Mas este me parece um profundo desejo de mudança de vida. Não precisa ser feliz sequer. Basta ano novo. E é tão difícil mudar. Às vezes escorre sangue”.


Livro : Aprendendo a Viver – Clarice Lispector – Editora Rocco – Rio de Janeiro - 2004

Boa Leitura !


Ideias Afins :

- Literatura
- Leitura
- Livro
- Educação


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Sala de Leitura

Fragmentos Literários


Mais Informações :

Clarice Lispector (Wikipedia)


1 Comentário:

Anônimo disse...

Clarice sempre me emociona com sua sensibilidade e sinceridade de ser.
Boa dica de leitura!
Um abraço.

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO