sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Xadrez – Primeiros Contatos – Parte 01

Estudos de Xadrez

Xadrez, o Jogo

O xadrez, criado como um jogo, nos permite identificar arte e ciência relacionadas a ele desde a sua criação até hoje. Aqueles que buscam conhecer este jogo são premiados com belíssimas partidas, além de poderem desenvolver, em si, diversas potencialidades.

A série, Xadrez –Primeiros Contatos, tem como objetivo apresentar o básico do xadrez, o que possibilitará a formação de um enxadrista iniciante com conhecimentos importantes.

O Tabuleiro

O tabuleiro de xadrez é quadriculado,com o total de 64 casas – os pequenos quadrados - de cores que se alternam em brancas (claras) e pretas (escuras).


Linhas : As sequências horizontais de casas são conhecidas como linhas, filas ou fileiras. Existem 8 linhas (de 1 até 8 - veja o diagrama).

Colunas : As sequências verticais de casas são conhecidas como colunas. Existem 8 colunas (de a até h – veja o diagrama).

Diagonais : As sequências de casas, formadas observado-se com inclinação de 45 graus, são conhecidas como diagonais. Existem 26 diagonais e possuem diversos tamanhos. As menores são formadas por 2 casas e as maiores são formadas por 8 casas. As duas diagonais maiores têm nomes específicos : uma é a grande diagonal das casas brancas e a outra é a grande diagonal das casas pretas (veja o diagrama).

Algo importante a ser conhecido é que a colocação correta do tabuleiro se dá com a casa branca à direita (veja o diagrama anterior).

O Tabuleiro de Xadrez e o Sistema Algébrico de Notação : As casas de um tabuleiro de xadrez podem ser identificadas, no Sistema Algébrico de Notação, pelo resultado da interseção das colunas e linhas. Veja o diagrama a seguir :


A identificação das casas tem o mecanismo semelhante ao que usamos para determinar as coordenadas de um ponto num sistema cartesiano, ou ainda, semelhante ao mecanismo que usamos para a identificação de posições no jogo Batalha Naval. É simples !

Mais detalhes sobre o Sistema Algébrico de Notação serão apresentados nos próximos posts.

Centro do Tabuleiro : O centro do tabuleiro é formado pelas casas d4, d5, e4 e e5. Já o centro expandido é formado pelas casas c3, c4, c5, c6, d3, d4, d5, d6, e3, e4, e5, e6, f3, f4, f5 e f6.

Até o próximo movimento !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Xadrez – Primeiros Contatos

Xadrez – Leituras da Vida

Xadrez


Mais Informações :

História do Xadrez

1 Comentário:

DINHO disse...

FICOU LEGAL ESSA MATÉRIA PROFESSOR!!

MAS É MEIO DIFÍCIL DE APRENDER

SRSR

=^^=

COM O TEMPO QUEM SABE.

=^^=

ABÇS

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO