terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Lavoisier – O Princípio da Conservação e a Felicidade

Qual a relação possível entre Felicidade e o Princípio da Conservação da Matéria ?

Lavoisier, o Pai da Química, reconheceu a importância do Princípio da Conservação da Matéria, que é válido, por analogia, para outros princípios de conservação (de energia, quantidade de movimento, ...). Deste princípio, uma frase se tornou conhecida: “Na Natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”. Se soubermos aplicar este princípio aos fatos da vida, especificamente aos nossos sentimentos, o caminho que teremos que percorrer na vida será menos penoso.

Com a intenção de facilitar o entendimento do objetivo da linguagem utilizada neste post, é apresentado este fragmento de texto. Ele foi retirado de um parágrafo escrito por Pietro Ubaldi.

"Em outro lugar e de outra forma, falei especialmente ao coração, usando linguagem simples, [...] Aqui falo à inteligência, à razão cética, à ciência, [...] A palavra doce que atrai e arrasta, porque comove, foi dita. Indico-vos agora a mesma meta, mas por outros caminhos, feitos de ousadias e potência de pensamento,..." (Pietro Ubaldi)


Em nosso dia a dia acontecem fatos que, inicialmente, consideramos como desagradáveis. Isso pode fazer com que tenhamos sentimentos que não nos favorecem. Mas se soubermos utilizar esses fatos como indicadores de lições que temos que aprender, e realmente aprendermos com eles, tais fatos deixam de ser sinônimos de derrotas ou de incômodos e poderemos passar a considerá-los como coisas positivas em nossa vida. Sendo assim, os sentimentos iniciais podem ser transformados em sentimentos positivos e isso irá facilitar a nossa vida.

Portanto, seja um especialista neste tipo de transformação, aprenda a transformar os sentimentos, seja feliz !

“A dor é inevitável, o sofrimento não”.
(frase presente no livro de Milton Menezes que tem como título O Sentido do Sofrimento)


Na Escola : Princípio da Conservação da Matéria (Lavoisier)

Na Vida : Transformar positivamente os sentimentos.

A Analogia : Assim como matéria e energia podem ser transformadas em formas diferentes, as transformações também podem ocorrer com os sentimentos. Esta é uma boa aplicação do Princípio da Conservação em nosso dia a dia. Afinal, o que estudamos na escola tem que ser aplicado a favor da nossa felicidade.

Ideias Afins :

- Ciência e Vida
- Escola Viva
- Aprendizagem Significativa
- Aplicação das ciências nos fatos da vida
- Aplicação dos assuntos estudados na escola nos fatos da vida
- Princípio de Conservação de Massa
- Princípio de Conservação de Energia
- Sentimentos
- Emoções

Informações Complementares :

Antoine-Laurent de Lavoisier (Wikipedia)

Lavoisier, Antoine Laurent (1743-1794)

Lei da conservação da Massa ou Lei de Lavoisier


Lavoisier e a Conservação da Massa

Big Bang confirma o princípio da conservação da energia


Instrução e Felicidade, uma combinação possível !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Escola Viva

43 Comentários:

Rosana Madjarof disse...

Nelson,

Que texto excelente meu amigo!

Falar de Lavoisier é tudo de bom, mas eu costumo parafrasear Lavoisier e dizer: Na Internet nada se cria, tudo se copia. rsss

Agora, quanto a frase "A dor é inevitável, o sofrimento não", essa meu amigo, eu carrego comigo no meu dia a dia, pois podemos sentir a dor de qualquer forma, principalmente a dor da perda, mas sofrer é uma opção.

Adorei!

Bjs.

Rosana.

ProfessorNelsonMS disse...

Rosana

Este é o primeiro post da série Escola Viva que eu estou produzindo. Nesta série, estarei estabelecendo relações com o que se aprende nas escolas a as aplicações desses conhecimentos no dia a dia, muito mais nas relações interpessoais e intrapessoais.Afinal, o que se aprende na escola só tem sentido se for util para alcançarmos momentos e estados de felicidade.

Quanto ao pensamento que eu transcrevi do livro do Milton Menezes, aliás, um excelente livro, nos traz um ensinamento fundamental sobre dor e sofrimento.Eu entendo o que você quis dizer com "carregar consigo".

Agradeço pela participação.

Desejo, cada vez mais, luz e sabedoria para você.

Nelson

BLOGZOOM disse...

Nelson,

Lavoisier, em seus estudos, veio trazer explicações e transformações importantes, aplicáveis a várias situações.

Eu concordo com o parecer de Rosana sobre dor e sofrimento, nada melhor do que o dia-a-dia para saber viver e sobreviver.

Quanto: “Na Natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”.

Vou lhe dizer... tudo se destrói, o ser humano está modificando seu proprio destino.

E como disse a amiga, bem comentado, no mundo virtual como copiam!

Bjs

Sonia Regly disse...

Agradeço o convite para ler essa maravilha de texto.Gostei muito, pois na vida acontecem embates que, se não soubermos administrá-los,fica muito complicado.Parabéns pelo excelente texto.

Mundo das Poesias disse...

Olá professor Nelson,

Parabéns pela postagem, muito interessante!

Realmente, querendo ou não, é preciso aprender e seguir em frente com as coisas que nos acontecem, sejam elas boas ou ruins.


Grande Abraço;

Lauro Daniel

Júlio [Ebrael] disse...

Nelson,

A analogia é perfeita, e mais singular e presente em nossas vidas que pudemos perceber. Na verdade, comparativamente, todos os reinos da Natureza e seus subdomínios, realidades e atributos são todos análogos. Basta uma análise com boa-vontade pra verificar isso.

Complemento com o pensamento de um ilustre teósofo do sec. XIX, Frederico Figaniére:

"A Natureza não se dá a entender mais pelo extensivo (Macrocosmo) do que pelo reduzido (microcosmo). A harmonia verifica-se, primeiro, pela analogia dos opostos."

E como dizia Hermes Trismegistos:

" Assim é acima como abaixo, para a realização do único e mesmo milagre: a Vida!!"

Abçs!!

João Poeta disse...

"Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Tudo pertence a Deus. O homem descobre o que ele criou. Portanto, tudo já foi criado e nós seremos eternos copiadores de Deus, mas somos vaidosos e nos sentimos envaidecidos pelos nossos feitos e assinamos em baixo. Mas isto se deve à lei dos homens para a defesa dos seus direitos constitucionais. Nada si perde porque tudo é eterno e nada escapa à imensidão do infinito. Tudo si transforma - Se vermos as nossas dificuldades como um meio de alcançar o progresso, seja material, cultural ou moral, elas
tomam um sentido mais elevado, nos capacitando para melhor atingir os nossos objetivos de vida.
João

JORNALISMO ANTENADO disse...

Oi Nelson, valeu a indicação, excelente texto adorei principalmente essa aplicabilidade de Lavoisier:
Na Escola : Princípio da Conservação da Matéria (Lavoisier)

Na Vida : Transformar positivamente os sentimentos.

Acrei interessante essa analogia!
Parabéns!Beijos

vovolili disse...

Olá Professor Nelson,

Parabéns pela postagem.
Excelente texto. Não poderia ser diferente, pela mostragem do que já nos apresentou.
A aplicabilidade desse Princípio em nossa vida diária, além de importante, é necessária.
Estamos sempre nos deparando com fatos que nos fazem sofrer reiteradamente, o que pode levar uma pessoa à uma situação desesperadora, até a uma profunda depressão.
Se aplicarmos os ensinamentos que nos transmitiu e aprendermos a lidar com esses desconfortos, certamente iremos em busca da superação dos obstáculos que se apresentam no dia a dia e com isso atingiremos melhores resultados, elevando a qualidade de vida.

É isso mesmo, Professor, vamos buscar a felicidade através dessa transformação proposta.

Fraterno abraço,
Lilian

Débora Boechat disse...

Bacana seu texto...você postou hoje uma teoria que se aplica a realidade
Daria até pra ser uma extensão da minha última postagem...não vou deixar link aqui na sua página porque acho muito apelativo, mas se quiser ler, é só acessar no meu nome aí rsrs
Beijos e Parabéns pelo artigo

Unknown disse...

Nelson,

Um bom filósofo tem de ser um bom matemático e um bom físico!
Esta foi uma má transformação do ensino, eliminar estas cadeiras da aprendizagem da filosofia. Por isso, infelizmente, cada vez vimos mais filósofos empenhados em dissertar sobre o seu umbigo.

Um texto excelente para uma analogia perfeita.

Grande abraço
Luísa

claudine ribeiro disse...

Olá amigo Nelson, excelente texto. Realmente tudo se transforma e se soubermos lidar com esta, seremos limpos de coração e espírito. Estamos sempre em tranformação, seja em crescimento como em sentimentos.

Um abraço.

Francisco Castro disse...

Olá, Professor Nelson!

Muito instrutivo e altamente interessante essa sua postagem. A relação entre o homem e a natureza em seu sentido amplo é extraordinária.

Abraços

Francisco Castro

Serenissima disse...

Professor,

Se estamos na eterna busca da felicidade tudo que encontrarmos nesta caminhada, deverá nos levar a atirgirmos o objetivo.

"E a vida o que é?
Ela é maravida ou é sofrimento
Ela é alegria ou lamento...
Somos nós que fazemos a vida
como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada..."
(gonzaguinha)

Abraço carinhoso
Serenissima

ismaelita disse...

Maravilha de postagem amigo! nunca fui boa de quimica mas tái gostei de sua aula professor.
Acredito nesta teoria, a paz!

FrancK P_LavD disse...

Olá Professor Nelson,

Obrigado por me ter avisado desta publicação.

Muito interessante e importante para as nossas vidas este texto sobre Lavoisier, as pessoas têm que aprender a trabalhar seus sentimentos e serão mais felizes!

Parabéns pela publicação.
Abraços,
FrancK

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Nelson, como diz o Augusto Cury: “A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno". Por isso, sejamos alunos o tempo todo e todo o tempo, para que aprendamos nessa vida, cada vez mais com os nossos erros e acertos, alegrias e tristezas, doenças e saúde, perdas e ganhos, vitórias e derrotas. E com isso, nos tornemos cada vez mais experientes, preparados, determinados e destemidos. E assim, cônscios de nossos direitos e deveres, com discernimento e perspicácia, olhemos em frente, transpondo obstáculos e dificuldades, transformando ônus e bônus em crescimento pessoal e profissional, tornando-nos pessoas sábias e felizes. Um abraço, Armando.

Loja Casinha Feliz disse...

Boa tarde, Prof. Nelson
Por coincidência, hoje estava a pensar se deveria reciclar alguns móveis antigos que tenho, já que vou me mudar de casa e de cidade, e decidi que deveria sim, dar uma repaginada neles, dizendo a mim mesma: “Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”. Em todos os momentos da minha vida, aplico este princípio e, como foi citado no texto, as coisas fluem, se movimentam, se renovam. Adorei encontrar esta máxima aqui, hoje!
Como já sabe, tem um selinho "Declaração de Afeto" para você, lá no Amor Insano. Eu deixei para avisar hoje pois, ontem, quando publiquei, já era muito tarde e algumas pessoas viram antes...rs
Beijos, com carinho e afeto!

Loja Casinha Feliz disse...

E muito obrigada pelos links aqui no rodapé do post...adorei!
Bjs

ProfessorNelsonMS disse...

@Sonia Regly

Muita sabedoria em suas palavras. O segredo está em sabermos administrar essas situações e como "quem procura acha"...

Agradeço, muito, por sua participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Mundo das Poesias (Lauro)

Concordo contigo, afinal a vida é uma escola e nós somos eternos aprendizes.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Ebrael

Eu entendo que nós, os seres humanos, somos eternos aprendizes, estamos aprendendo a todo instante, mesmo que não venhamos a perceber isso. A aprendizagem é realizada por analogia, ela ocorre quando realizamos comparações entre algo que conhecemos e algo que estamos a conhecer. Quando encontramos mecanismos parecidos com aqueles que conhecemos, "muitas portas se abrem" para que possamos aprender.

Agradeço pela valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@João, caro poeta

Sábias palavras.

A leis que a ciência descreve já existem, ela apenas nos informa como são.

Agradeço pela valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Jornalismo Antenado (Márcia)

O que aprendemos na escola, por mais abstrato que seja, tem que ser aplicado no dia a dia, tem que servir para que sejamos felizes. Essa é a minha proposta com a série de posts "Escola Viva".

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@vovolili (Lilian)

Realmente é muito importante aprendermos a utilizar positivamente os nossos sentimentos.

Agradeço a valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Debora

Todos os fatos da vida, os físicos, os facilmente perceptíveis e os sutis, têm os seus mecanismos. Sempre encontraremos mecanismos semelhantes entre os fatos diferentes da vida. Se conseguirmos estabelecer uma analogia desses mecanismos, estará facilitada a nossa aprendizagem.

Com certeza irei visitar o seu blog.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Luísa

A prática da filosofia (amor pela sabedoria) exige que nos aventuremos nos diversos ramos do conhecimento.

Quanto à analogia, essa é uma ferramenta fundamental para a aprendizagem.

Agradeço, muito, por suas palavras gentis e por sua participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Claudine

Concordo plenamente com seu comentário ! Você resumiu tudo, perfeitamente, nessas linhas.

Agradeço pela valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Francisco Castro

Muitas filosofias utilizam a relação que você citou para construir conhecimento. Existe um livro do Chico Xavier cujo título é : "Cartilha da Natureza". Este livro nos possibilita importantes reflexões.

Se observarmos a Natureza com a tenção devida, teremos as respostas que precisamos.

"Os fenômenos da vida podem ser comparados a um sonho, a um fantasma, a uma bolha, a uma sombra, a uma orvalhada cintilante ou a um raio luminoso, e como tal deveriam ser contemplados." (Buda)

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Sereníssima

Se assim pensarmos iremos alcançar, gradualmente, esse objetivo. Aliás é preciso entender que "A Natureza não dá saltos" (atrib. a Léon Denis).

Eu recebo ssse trecho, em seu comentário, da música do Gonzaguinha com muito contentamento.

Agradeço pela valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Professora Ismaelita

Eu vivo essa convicção !

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Franck

Concordo contigo, pois saber lidar com os sentimentos é um passo importante para ser cada vez mais feliz.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

Anônimo disse...

Muito interessante esta analogia do princípio de Lavoisier para transformar nossa vida.

ProfessorNelsonMS disse...

Catarino

Este post é o primeiro da série "Escola Viva", pretendo lançar muitos outros. A analogia com as leis da ciência e os fatos do dia a dia é a característica desta série.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

Armando Maynard

Muito boa a citação do Augusto Cury. Aliás, eu gosto muito do trabalho dele.

O seu comentário mostra muita sabedoria.

Eu entendo que o ser humano é um eterno aprendiz, que a vida é uma escola e que aprende quem quer verdadeiramente aprender.

Agradeço por sua valiosa participação.

Um abraço.

Nelson

ProfessorNelsonMS disse...

@Vera

Fico feliz por você aplicar esta máxima em sua vida. Isso nos dá base sólida para superar as dificuldades na vida.

Agradeço pelo selo, pela declaração de afeto e por sua significativa participação.

Um abraço.

Nelson

Rosemary Quintas disse...

Olá Nelson!

Eu procuro viver em paz e em harmonia comigo e com as pessoas.Luto constantemente,no meu interior por viver momentos mais felizes,às vezes transformo pensamentos e sentimentos ruins em bons.

A força do pensamento positivo é fundamental!
Parabéns pelo post e projeto!

Um abraço.

ProfessorNelsonMS disse...

Rosemary

Essa transformação positiva de sentimentos que você citou e que também está no post é a prática que devemos ter, constantemente, em nossas vidas.

Estou muito contente por estarmos novamente em contato.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

Unknown disse...

Professor,
Parabens pelo Post. A nossa amiga Rosana resumiu bem, Lavosier deixou a sua marca registrada com frazes marcantes e reais.

Gilberto Queiroz

Anônimo disse...

Lavoisier... um Senhor!

"a dor é inevitável, o sofrimento não"....

fiquei a pensar nisto... será que o sofrimento é evitável?....
aí não sei se concordo.

abçs Prof. Nelson.

ProfessorNelsonMS disse...

Sara (S. Levy Lima)

Eu entendo que possa existir essa dúvida.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

Carmen Regina Dias disse...

“Na Natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma”. Se soubermos aplicar este princípio aos fatos da vida, especificamente aos nossos sentimentos, o caminho que teremos que percorrer na vida será menos penoso."\\\


Muito bem colocado, Professor, somos artífices do destino.
\
"Ainda muitos Homeros
falem de Eros,
na casa de Agatão,
flechado o coração,
é Sócrates quem nos ensina
que nem toda a medicina
tem remédio pros mortais,
que é só de amor que vivem mais".

(Lúcia Zenite) by Paulo Urban, o amigodaalma.com.br

Carmen Regina Dias disse...

"...Afinal, o que se aprende na escola só tem sentido se for util para alcançarmos momentos e estados de felicidade..."

O Fatos e Ângulos é, por si, um tesouro, náo existe um arco-íris que o possa conter ao final. De táo imenso.

Suprema honra te conhecer, Professor Nelson.

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO