sábado, 23 de junho de 2012

Leitura Indicada: revista Sociologia nº 41

Passe o cursor sobre a
imagem para ampliá-la
Mulheres na política, Ecologia e sociedade, Por um Brasil justo, soberano e democrático, A Natureza do Capital e Sociologia Eleitoral, são temas abordados na 41ª edição da revista Sociologia e que foram escolhidos para a apresentação de fragmentos de textos, no bloco Leitura Indicada.

Vale a leitura dos fragmentos de texto e vale a leitura da revista.

Boas reflexões!


Mulheres na política: igualdade de gênero? (revista Sociologia, número 41, pág. 16-21, Editora Escala)
"...Assim, a igualdade de gênero equivale a um amplo processo de mobilizações e transformações, sutis e grandiosas, que envolve mulheres, homens e instituições. Mas esse processo não é absolutamente linear, constante ou previsível. Nele, as conquistas são permeadas de limitações e paradoxos que geram desafios constantes. De modo que a igualdade de gênero, é sempre um devir: um objetivo continuamente perseguido, parcialmente alcançado e novamente redefinido, conforme os desafios e as necessidades se apresentam. A participação das mulheres na política – ao mesmo tempo parte e resultados desse processo – não é, de forma alguma, nem um jogo ganho nem o fim do jogo." (Carla de Castro Gomes, mestre em Sociologia)


Ecologia e Sociedade (revista Sociologia, número 41, pág. 08-13 - Entrevista, Editora Escala)
"O crescimento da economia urbana, a partir do século XIV, levou à percepção do pobre como 'vagabundo'. No século XIX, a pobreza passa a ser vista como 'questão social', por resultar do desemprego. Só no século XX a consciência dos Direitos Humanos coloca a pobreza como um problema de injustiça social. Mas ainda há muita gente que continua a 'naturalizar' ou, pior, a 'criminalizar' a pobreza como se ainda vivêssemos há dois séculos." (Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira, sociólogo)


Por um Brasil justo, soberano e democrático (revista Sociologia, número 41, pág. 50-53 - Sociólogos e Sociologia – Entrevista, Editora Escala)
"...A implantação de Sociologia no Ensino Médio já deu passos significativos em todo Brasil. Hoje é uma realidade. Porém, ainda precisa ser aperfeiçoada..." (Augusto César Petta, sociólogo)

A Natureza do Capital: exploração e destruição (revista Sociologia, número 41, pág. 62-69 – Conceito Social, Editora Escala)
"...Harvey parte da discussão da crise econômica de 2008 para demonstrar que esta, assim como as anteriores, é intrínseca e inerente ao modo de produção capitalista. 'As crises financeiras servem para racionalizar as irracionalidades do capitalismo'..." (Fabiane Santana Previtali, professora universitária e pesquisadora)


Sociologia Eleitoral: A disciplina do Sufrágio (revista Sociologia, número 41, pág. 27-34, Editora Escala)
"A nossa democracia conjuga, como explicou Da Matta (1991), fortes traços coloniais e paternalistas (como autoritarismo e clientelismo), paralelamente aos ideais liberais de liberdade e igualdade. Assim como no campo das religiões brasileiras, que é difícil ser pensado em termos de pureza ou de modelo, também a nossa política é sincrética, se diferenciando das concepções do Velho Mundo." (Alessandro Farage Figueiredo, doutorando em Ciência Política; Roberto Bousquet Paschoalino, mestrando em Planejamento Urbano e Regional)


Veja mais informações:

Sociologia - Revista (Editora Escala)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Sociologia

Leitura Indicada – Sociologia

Revista


Nota: O objetivo do trabalho realizado em Fatos e Ângulos é fornecer material para que o leitor possa desenvolver um senso crítico construtivo e, assim, poder analisar situações e formar a própria opinião. Aqui, acredita-se que as leis naturais possibilitam o desenvolvimento do que é positivo; o que não é, se desfaz com o passar do tempo.

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO