sábado, 28 de março de 2009

Novo Acordo Ortográfico – Orientações para Compreendê-lo

Este post está dividido, principalmente, em duas partes. A primeira, Um Contato mais Ameno, visa dar uma orientação rápida, sem muito se aprofundar em reflexões. A segunda parte, Aprofundando o Contato, complementa a primeira parte, consolidando uma orientação mais profunda a respeito do Novo Acordo Ortográfico.

Um Contato mais Ameno

A partir de 1º. De janeiro de 2009, entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Este foi um acordo firmado em 1990 pelos oito países cuja língua oficial é o português (Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissal, Moçambique e Timor Leste). No Brasil, ocorreram alterações no número de letras do alfabeto, nos empregos do acento diferencial, do trema, do hífen, dos hiatos, dos ditongos abertos, do E/I e do U e I/U tônicos.

Há um prazo de 4 anos (até 31 de dezembro de 2012) para que, no Brasil, se consolidem as regras do Novo Acordo Ortográfico.

A seguir estão alguns links de páginas na internet que nos ajudarão a compreender as novas regras. A página da abril.com as explica de maneira simples e eficiente, basta acionar os links correspondentes a cada uma. Na página do Dicionário Aulete Digital, poderemos recorrer à ajuda deste para retirar as dúvidas sobre a escrita das palavras, já que ele está trabalhando de acordo com as novas regras.


Novo Acordo Ortográfico – Abril.com

Conheça regras de acentuação do novo acordo ortográfico – Folha Online

Novo Acordo Ortográfico – Editora Melhoramentos (baixar arquivo pdf)

Aulete Digital – Dicionário Online

Academia Brasileira de Letras lança no Rio o novo vocabulário oficial após reforma ortográfica - Folha Online


A seguir, são indicados livros e dicionários, que já foram editados e revisados de acordo com as novas regras :

Vocabulario Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) – 5ª. Edição -ABL

A Nova Ortografia - Evanildo Bechara – Editora Nova Fronteira

O que muda com o novo acordo ortográfico - Evanildo Bechara – Editora Nova Fronteira

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – Carolina Tomasi e João Bosco Medeiros - Editora Atlas

Para Entender o Novo Acordo Ortográfico – Lucíola Medeiros Brasil – Wak Editora

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – Maurício Silva – Editora Contexto

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - Jair Lot Vieira (Org.) - Edipro

Acordo Ortográfico: O que muda e o que continua igual na Língua Portuguesa Ivo Korytowski – Editora Ciência Moderna



Gramática Houaiss da Língua Portuguesa – José Carlos de Azeredo - PubliFolha

Gramática da língua portuguesa - Pasquale Cipro Neto, Ulisses Infante – Editora Scipione



Míni Aurélio o Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme o Acordo Ortográfico - Aurelio Buarque de Holanda Ferreira – Editora Positivo

Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa – Antônio Houaiss – Editora Objetiva

Minidicionário Larousse da Lingua Portuguesa – Atualizado – Thereza Pozzoli - Larousse do Brasil

Minidicionário da Língua Portuguesa Ruth Rocha – Ruth Rocha – Editora Scipione



Aprofundando o Contato

“A língua escrita é para o seu usuário uma habilidade a que se aspira desde os tenros anos do início da alfabetização e continua pela vida afora. Escrever segundo as convenções aceitas é demonstração de cuidado, de zelo com a comunicação, de preocupação com ruídos que podem prejudicar a eficácia de uma mensagem.”
(Fonte : clique aqui)

“Língua não se congela. Ela é viva, pulsante. Palavras e expressões em voga numa época caem em desuso em outra. Até mesmo tempos verbais são criados e eliminados e não há sábios ou academias que possam deter a dinâmica histórica de uma língua.” (Fonte : clique aqui)


Os dois pensamentos acima mostram o dilema que o ser humano enfrenta, desde sempre, em relação às mudanças. Após refletirmos sobre este pensamento atribuído a Heráclito : "Nada é constante no mundo, exceto sua constante transformação", associando-o às nossas experiências de vida, veremos que, em verdade, tudo se altera com o tempo e resta, a cada um de nós, nos adaptarmos à nova realidade para alcançarmos um novo equilíbrio que, embora também seja momentâneo, nós necessitamos dele. Sobre esse equilíbrio, vale a pena lembrar o Princípio de Le Chatelier : “Quando um sistema em equilíbrio é sujeito a uma perturbação, o equilíbrio desloca-se no sentido que contraria essa alteração, até se estabelecer um novo estado de equilíbrio”. E assim ocorre, caos (mudança) e ordem (equilíbrio) se repetindo indefinidamente, provocando alterações. Na comunicação, falada e escrita, não é diferente. É preciso, constantemente, restabelecer o equilíbrio após a interação das forças que cobram mudanças com as forças que as rejeitam. É uma questão de alcançar um consenso, pois a palavra é viva, mas o "ruído" não pode prejudicar a comunicação.

A seguir estão alguns links que ajudarão no aprofundamento do conhecimento sobre o Novo Acordo Ortográfico :

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Wikipedia)

Acordo Ortográfico de 1990 (Wikipedia)

ABL lança a 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Site da ABL)

Algumas Considerações sobre o Acordo Ortográfico – Geraldo Cintra (USP)

Introdução do livro O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – Maurício Silva – Editora Contexto (arquivo em pdf)

Acordo Ortográfico – Infográfico – iG Educação

Reforma ortográfica visa difundir o idioma – Folha Online


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sexta-feira, 27 de março de 2009

Cantando Histórias - Bia Bedran

"Há arte capaz de nos humanizar"

"O meu trabalho se presta a um prolongamento da magia da infância, devolvendo à criança a ingenuidade e, ao mesmo tempo, o seu lado moleque." (Bia Bedran)

Bia Bedran, formada em Musicoterapia e Educação Musical, pratica a arte de contar histórias, ou melhor, cantar histórias. Há anos realiza um trabalho de alta qualidade. Vejo que a proposta do trabalho de Bia é utilizar a música e o conto de histórias como ferramentas para o desenvolvimento de valores positivos pelas crianças. Seu trabalho dignifica o título de artista e de educadora, trabalho que é uma arte e que realiza com técnica e amor. Compõe e interpreta músicas e as vejo como semelhantes às parábolas, pois a essência de cada música está envolvida por uma história interessante, esperando os momentos de amadurecimento e consequente percepção pelas crianças.

Não percam a oportunidade de conhecer, com mais detalhes, o trabalho de Bia Bedran. Para isso, neste post, foram adicionados alguns links e alguns vídeos.

Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


"Tão importante quanto aprender artes, é aprender com as artes."

Arte e Educação - Arte e Aprendizagem


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Bia Bedran - Site Oficial

Bia Bedran - Blog

Bia Bedran - Facebook


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Arte
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Só Estudar 002 – Professor Toid e as Aulas em Vídeo

(Ferramentas que tornam a aprendizagem mais agradável)

Conheço, admiro e valorizo, desde o início de 2008, o trabalho que Prof. Toid realiza na internet através do Youtube e do seu blog. Por experiência própria, sei que este trabalho só é possível com muita dedicação por parte do Prof. Toid. Na sua página canal do Youtube, encontramos vídeos postados por ele que abrangem variadas áreas, como por exemplo : Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Literatura, Matemática e Filosofia.

Considero os vídeos postados pelo Prof. Toid no Youtube, como ferramentas importantíssimas para auxiliar o processo de aprendizagem. Aliás, uma das vantagens das aulas em vídeo, é a possibilidade de o aluno rever a aula, ou parte dela, o número de vezes, e nos momentos, que ele puder e achar necessário.

http://www.youtube.com/user/ProfessorToid

http://www.professortoid.blogspot.com/



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quinta-feira, 26 de março de 2009

Dengue - Casos e Descasos - 01

"Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos." (Provérbio antigo)

Em relação à dengue o que não falta são casos e descasos.


Não basta falar, é preciso sensibilizar. A aprendizagem é um fenômeno que surpreende, mesmo aos educadores. Mesmo depois de várias campanhas informativas sobre a dengue, ainda vemos

fatos como estes revelados pelas imagens ao lado :


O remédio para a dengue é Educação ! Mas uma educação que sensibilize, que passe pelo intelecto e pelos sentidos.


Pneus e carcaças de automóveis expostos à chuva, são potenciais criadouros do mosquito da dengue.


Pense nisso, faça a sua parte !


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Dengue

Dengue – Sala de Notícias


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Dengue (wikipédia)

Combate à Dengue - Site
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Dengue – Cada um Fazendo a sua Parte - 02

Uma sociedade se desenvolve melhor quanto mais os indivíduos se empenham e assumem suas responsabilidades. Aliás, quem gostaria de ter como sócio uma pessoa que pouco, ou nada, se empenha a favor da sociedade ?

Para que o combate à dengue tenha sucesso, são necessários empenho e responsabilidade dos diversos setores da sociedade : governos (federal, estadual, municipal), população, sistema de ensino, sistema de saúde entre outros.

Pense nisso! Faça a sua parte !

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Dengue

Dengue – Sala de Notícias


Veja mais informações em:

Dengue (wikipédia)

Combate à Dengue - Site
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Dengue – Cada um Fazendo a sua Parte - 01

Para obter sucesso no combate à dengue todos têm de fazer a sua parte. Não basta, somente, utilizar inseticida e larvicida para vencer a dengue (ação que cabe ao governo). Não basta, somente, ter hospitais em ótimas condições para tratar os doentes de dengue (ação que cabe ao governo e ao sistema médico). Não basta, somente, urbanizar as regiões onde há populações humanas (ação que cabe ao governo). Não basta, somente, informar a população sobre como evitar a dengue (ação que cabe ao governo, ao sistema de ensino e à mídia – televisão, rádio e jornais). Não basta, somente, agir para evitar criadouros do mosquito da dengue nas moradias e nos locais de trabalho (ação que cabe à população). É necessário que estas, e outras ações, sejam realizadas em conjunto de forma eficiente e responsável. Havendo falhas, não haverá sucesso.

Pense nisso! Faça a sua parte !


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Dengue

Dengue – Sala de Notícias


Veja mais informações em:

Dengue (wikipédia)

Combate à Dengue - Site
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Dengue é coisa séria

Muitas coisas podem ser ditas sobre a dengue, considerando vários aspectos. Pode-se falar sobre a prevenção, sobre o tratamento do paciente com dengue, sobre suas características patogênicas e fisiológicas e tantas coisas mais. É aí que entra esta série de textos sobre a dengue, que tem os objetivos de sensibilizar e esclarecer, para que haja melhor entendimento a respeito dos procedimentos de prevenção.

Em momentos de surtos ou epidemias, todos os aspectos são de grande importância, porém a prevenção é a base, é ela que permite não chegar a tais situações.

Quando há um problema, sabemos que é necessário agir no efeito por questões óbvias de sobrevivência, mas a mesma sobrevivência fica em risco se ações na causa não forem tomadas, um dito popular já nos mostra : “é melhor prevenir do que remediar”.

Pesquisadores afirmam que há dificuldades para erradicar a dengue nas zonas urbanas, pois o crescimento não sustentável favorece a proliferação do mosquito transmissor (Aedes aegypti). Além disso, a cultura popular reinante na sociedade e uma educação ambiental ainda ineficiente, também favorecem a tal proliferação.

Pense nisso! Faça a sua parte !


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Dengue

Dengue – Sala de Notícias


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Dengue (wikipédia)

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domingo, 15 de março de 2009

Jogos e Aprendizagem – Parte 02 – Sudoku

O jogo sudoku é um jogo que vale a pena jogar devido aos benefícios possíveis de serem alcançados. O sudoku permite utilizar e desenvolver :

• a percepção visual;

• a memória visual e a memória para outros tipos de dados;

• o poder de concentração;

• a capacidade de elaborar mecanismos para solucionar problemas simulados e problemas do cotidiano;

• a capacidade de tratar a informação;

• o raciocínio com o uso de conectivos lógicos.

Aproveite o tabuleiro virtual de sudoku, presente neste “post”, para desenvolver suas capacidades. Escolha o nível (Kids, Easy, Easy+, Medium ou Hard), clique em New e mãos à obra !

Bom jogo !

Aprenda se divertindo !




Para informações mais detalhadas sobre o jogo Sudoku, consulte a Wikipedia clicando aqui.
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Jogos e Aprendizagem – Parte 01 – Start

“O Xadrez é uma imagem adequada para as situações da vida.” (parafraseando Gary Kasparov)

Muitos entendem, e eu sou um deles, que a vida é um jogo, considerando o melhor sentido desta palavra, e que com ela, a vida, aprendemos. Sendo assim, por extensão, por analogia, como queira, pode-se considerar que a escolha correta de jogos pode influenciar, positivamente, o desenvolvimento do ser humano.

Assim, este texto dá início à série de “posts” intitulada Jogos e Aprendizagem.

Neste momento, não será feita distinção entre jogos competitivos e jogos colaborativos, esta será realizada posteriormente.

Muitos jogos podem ajudar a desenvolver capacidades que venham a favorecer, tanto a vida pessoal, como a vida profissional.

O uso de jogos como ferramenta para a aprendizagem não é novidade. Profissionais de Educação apresentam uma tendência cada vez maior de aplicar jogos nessa área.

Pode-se encontrar material que orienta esta aplicação por meio de livros, da internet, de vídeos e de cursos. Em relação aos livros, podemos citar os trabalhos da professora Gilda Rizzo e do professor Celso Antunes.

Nos próximos “posts”, serão apresentados textos que irão tratar, com mais detalhes, a relação Jogos e Aprendizagem, além de tratar, particulamente, alguns jogos, como por exemplo : Sudoku, Campo Minado, Sokoban e Xadrez entre outros.
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