sexta-feira, 31 de julho de 2009

Crianças Veem, Crianças Fazem

"As crianças reagem muito mais a quem você é do que aquilo que você diz."
(adaptação de um fragmento de texto do livro A Sabedoria do Caos, John Briggs, F. David - Editora Campus)

As pessoas, através de suas atitudes, exercem o que alguns pensadores e estudiosos do comportamento humano chamam de influência sutil.


Veja, a seguir, este vídeo produzido pela agência DDB, para a ONG Child Friendly Australia:



Crianças e jovens estão numa fase delicada de desenvolvimento de valores e, consequentemente, de personalidade. Isso mostra a responsabilidade que temos por nossos atos, afinal, querendo ou não, como acabamos de ver, nossas atitudes são formadoras de opinião.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". (Antoine de Saint-Exupéry)

Pense nisso !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Influência Sutil

Ações que Contagiam

9 Comentários:

Mikasmi disse...

Excelente Nelson

As crianças imitam tudo, o bom e o mau.
Um dia, surpreendi a uma das minhas filhas a dizer á boneca com ar de poucos amigos, uma quantidade de coisa que eu habitualmente dizia quando estava zangada.
Vi-me ali retratada, não gostei.

Como formadores cabe-nos também dar o exemplo.

Abraços
Emilia

ProfessorNelsonMS disse...

Emilia,

Quando nós entendemos que nossas atitudes têm o efeito de influência sutil na formação do caráter de crianças e jovens, passamos a perceber a grande responsabilidade que todos nós temos nesse processo.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

Laurentino Mello disse...

Excelente postagem Professor, também tiro como exemplo, meu filhinho, que até a maneira de se sentar é como a minha.

Parabéns!

ProfessorNelsonMS disse...

Laurentino,

Você citou um bom exemplo da influência sutil. Os filhos, mesmo que não tenham a intenção de imitar os seus pais, acabam incorporando algumas características deles, e isso não ocorre necessariamente de forma consciente.

Agradeço por sua participação.

Um abraço.

Nelson

Plaidy disse...

Assim se torna mais importante ainda estarmos sempre atentos. Imagino que seja professor das crianças, tamanha preocupação.
O que diz sempre em seu blog é de muito valor, parabéns :D

Obrigada pelo comentário, espero ver um brasileiro participando do Blogger, com um template feito por um :D

ProfessorNelsonMS disse...

Plaidy,

Concordo contigo. É importante estarmos atentos ao nosso comportamento, pois eles são exemplos reais para crianças e jovens.

Aproveito esta oportunidade para esclarecer que estar atento ao próprio comportamento não é uma postura hipócrita, desde que isso gere informação que sirva para o aperfeiçoamento da pessoa em questão.

Eu gosto muito de crianças e trabalho com adolescentes. A atenção que tenho com eles é de natureza pessoal e faz parte da minha profissão que, aliás, eu adoro.

Agradeço pelo apoio e pela participação.

Um abraço.

Nelson

BLOGZOOM disse...

Eu concordo plenamente com os ditados e exemplos. Eu passo um momento muito delicado, onde minha filha vive dois mundos, com ensinamentos truncados e diversos. Isso tem sido um caos psicologico para ela. Eu sempre aprendi com meu velho pai que os mais velhos são os exemplos, se isso não acontecer, como passar bons princípios para os mais novos seguirem ?

ProfessorNelsonMS disse...

Sissym

Realmente a situação é muito delicada. Espero que você consiga uma boa solução.

Um abraço.

Nelson

Carmen Regina Dias disse...

Professor, vocë náo se cansa de me surpreender aqui na Universidade do Povo.
Em homenagem a esta página de ouro que acabo de acessar, deixo um poema de DiVINi, poeta na alma, táo moço de identidade, táo antigo de espírito:

INTERVALO
(POR LEMBRANÇA DE QUEM AQUI ME TROUXE)

LXXXIV

-Nawi Ollin-

São crianças.
Por dentro crianças.
Por fora iguais.
No mundo onde não há guerras,
O mundo humano mais distante das trevas,
Como estrelas que dançam na areia.
Grãos do infinito.
São crianças aqui
E também na minha terra
A mesmas crianças.
O que as diferem são os adultos que ao redor delas semeiam.


Náo me canso de repetir esse mote
- O que as difere sáo os adultos que ao redor delas semeiam.

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO