domingo, 15 de março de 2009

Jogos e Aprendizagem – Parte 01 – Start

“O Xadrez é uma imagem adequada para as situações da vida.” (parafraseando Gary Kasparov)

Muitos entendem, e eu sou um deles, que a vida é um jogo, considerando o melhor sentido desta palavra, e que com ela, a vida, aprendemos. Sendo assim, por extensão, por analogia, como queira, pode-se considerar que a escolha correta de jogos pode influenciar, positivamente, o desenvolvimento do ser humano.

Assim, este texto dá início à série de “posts” intitulada Jogos e Aprendizagem.

Neste momento, não será feita distinção entre jogos competitivos e jogos colaborativos, esta será realizada posteriormente.

Muitos jogos podem ajudar a desenvolver capacidades que venham a favorecer, tanto a vida pessoal, como a vida profissional.

O uso de jogos como ferramenta para a aprendizagem não é novidade. Profissionais de Educação apresentam uma tendência cada vez maior de aplicar jogos nessa área.

Pode-se encontrar material que orienta esta aplicação por meio de livros, da internet, de vídeos e de cursos. Em relação aos livros, podemos citar os trabalhos da professora Gilda Rizzo e do professor Celso Antunes.

Nos próximos “posts”, serão apresentados textos que irão tratar, com mais detalhes, a relação Jogos e Aprendizagem, além de tratar, particulamente, alguns jogos, como por exemplo : Sudoku, Campo Minado, Sokoban e Xadrez entre outros.

1 Comentário:

ProfessorNelsonMS disse...

Ida,

Nas aulas de xadrez existe algo semelhante ao que você relatou. Nós chamamos de atividades pré-enxadrísticas e são atividades de elevado valor. Também reconheço o valor dessas atividades nas aulas de matemática.

Agradeço pelo comentário que, com certeza, veio somar ao conteúdo do post.

Um abraço.

Nelson

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO