quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Bom Sucesso – Parte 02 - O Conhecimento que nos Torna Melhores

"Muito útil é o conhecimento que, mais diretamente, nos torna melhores." (adapt. de um pensamento atrib. a Sócrates)

Entendo que a busca do conhecimento com o objetivo deste nos tornar melhores, é aquela que nos faz ver a necessidade de utilizar tais conhecimentos para estabelecer o bem-estar de todos, e não somente o nosso. Vejo que este altruísmo, com as medidas certas de razão e afetividade, é a forma justa de busca e de utilização do conhecimento.
O conhecimento que cada pessoa tem, além de ser resultado de seus esforços, é resultado, também, do esforço de tantos outros que disponibilizaram seus conhecimentos para a sociedade.

"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes." (Isaac Newton)

“Inteligência e bondade - uma excelente combinação !” (adapt. de um pensamento atrib. a Beethoven)

Aliás, tive condições de produzir este e os demais textos de meus blogs porque, além de meus esforços, eu me apoiei nos ombros de gigantes que encontrei ao longo de minha caminhada !


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Bom Sucesso

Ir à Página Principal (Home)


2 Comentários:

O bEM viVER disse...

Professor Nelson,

O tema: "afetividade" tem tudo a ver com a nossa profissão. Eu sempre digo a meus colegas de trabalho, que para a criança aprender, (cito criança porque é o píblico que atuo) ela precisa querer agradar o professor. Portanto, o afeto mútuo é imprescindível. Nossa! Como as crianças são perceptivas1 Um olhar "toro" pode trazer sentimento de "desprezo' que dificulta o relacionamento.

Abraço, amigo.

Lena

NelsonMS disse...

Lena,

Digo que nós professores temos que ser técnicos, mas devemos, impreterivelmente, estabelecer uma relação afetuosa sadia com nossos alunos ! Ela é fundamental para o bom desenvolvimento deles.

Agradeço pelo comentário.

Um abraço.

Nelson

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO