Fractal – “Caiu” no ENEM 2008

O pensamento a seguir, atribuído a Albert Einstein, ratifica as palavras acima :
“(...) A vulgarização da ciência (torná-la acessível ao público, em geral) é de grande importância se proceder de uma boa fonte. Ao procurar-se simplificar as coisas não se deve deformá-las. A vulgarização tem de ser fiel ao pensamento inicial (...) a sociedade torna possível o trabalho dos sábios, alimenta-os. Tem pois o direito de lhes pedir por seu lado uma alimentação digestiva..." (atrib. a Albert Einstein)
É possível que alunos a partir do 6º ano tenham contato na escola, com conceitos como Fractais, Teoria da Complexidade, Teoria dos Erros, Probabilidade entre outros, com a devida adaptação sugerida por Einstein e por tantos outros ligados às Ciências e à Educação.
A necessidade dessa preparação na escola é fácil de ser aceita, bastando para isso, exemplificar o uso, cada vez maior, das tecnologias no dia-a-dia. Como exemplos, temos o uso de aparelhos e serviços :
- nas telefonias móvel e fixa;
- na informática, destacando a internet;
- no sistema financeiro (bancos, ...);
- no passe eletrônico em transportes coletivos; ...
Outra exemplificação da necessidade acima descrita, é que na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 foi apresentada uma questão sobre Fractais.
Felizes os alunos que seus professores puderam lhes proporcionar o contato com este tema !
Para informações iniciais sobre Fractais, veja o Vídeo : Olhar Fractal – Um Primeiro Olhar
Ida,
A sua declaração me deixa muito contente. Vejo que trabalhar Fractais em sala de aula não é modismo, mas é uma necessidade. Isso porque o estudo dos fractais nos possibilita entender muito sobre a vida em vários aspectos. Cito como exemplo a presença de padrões. Estes, como tudo na vida, são regidos por leis naturais, nós vemos a presença destes padrões nas relações interpessoais e intrapessoais.
Agradeço a sua participação.
Um abraço.
Nelson
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