quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Fractal – “Caiu” no ENEM 2008

O sistema educacional necessita direcionar seus objetivos para dar condições ao cidadão formado por ele viver em sociedade da melhor forma possível. Os temas abordados nas escolas precisam estar, também, em sintonia com tecnologias e demais conhecimentos empregados em nosso dia-a-dia.
O pensamento a seguir, atribuído a Albert Einstein, ratifica as palavras acima :

“(...) A vulgarização da ciência (torná-la acessível ao público, em geral) é de grande importância se proceder de uma boa fonte. Ao procurar-se simplificar as coisas não se deve deformá-las. A vulgarização tem de ser fiel ao pensamento inicial (...) a sociedade torna possível o trabalho dos sábios, alimenta-os. Tem pois o direito de lhes pedir por seu lado uma alimentação digestiva..." (atrib. a Albert Einstein)

É possível que alunos a partir do 6º ano tenham contato na escola, com conceitos como Fractais, Teoria da Complexidade, Teoria dos Erros, Probabilidade entre outros, com a devida adaptação sugerida por Einstein e por tantos outros ligados às Ciências e à Educação.

A necessidade dessa preparação na escola é fácil de ser aceita, bastando para isso, exemplificar o uso, cada vez maior, das tecnologias no dia-a-dia. Como exemplos, temos o uso de aparelhos e serviços :

- nas telefonias móvel e fixa;
- na informática, destacando a internet;
- no sistema financeiro (bancos, ...);
- no passe eletrônico em transportes coletivos; ...

Outra exemplificação da necessidade acima descrita, é que na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008 foi apresentada uma questão sobre Fractais.

Felizes os alunos que seus professores puderam lhes proporcionar o contato com este tema !

Para informações iniciais sobre Fractais, veja o Vídeo : Olhar Fractal – Um Primeiro Olhar

1 Comentário:

ProfessorNelsonMS disse...

Ida,

A sua declaração me deixa muito contente. Vejo que trabalhar Fractais em sala de aula não é modismo, mas é uma necessidade. Isso porque o estudo dos fractais nos possibilita entender muito sobre a vida em vários aspectos. Cito como exemplo a presença de padrões. Estes, como tudo na vida, são regidos por leis naturais, nós vemos a presença destes padrões nas relações interpessoais e intrapessoais.

Agradeço a sua participação.

Um abraço.

Nelson

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO