quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dentro da Lei – Parte 01

Nas escolas passamos a conhecer as leis de diversas ciências, são as leis da natureza. Aprendemos sobre as Leis de Conservação (de massa, de energia), as Leis de Newton, as Leis de Mendel e outras mais. Essas leis, descobertas e detalhadas pelas ciências, descrevem fenômenos naturais ou criados pelo homem. Em suma, todos os fenômenos baseiam-se em leis naturais existentes. Os cientistas as descobrem, as descrevem e sempre que o conhecimento permite, desenvolvem fórmulas matemáticas para representá-las. Ora, se tudo que ocorre está baseado em leis, então é possível conceber a ideia de que as relações humanas, também ocorrem desta forma, respeitando leis naturais que podem ser chamadas de Leis Morais. É claro que a divisão em leis das ciências e leis morais é um artifício didático que visa facilitar o entendimento, pois todas são leis naturais.

A Lei de Ação e Reação, também conhecida como Terceira Lei da Mecânica Clássica – Terceira Lei de Newton, que apresenta o seguinte enunciado : "Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade", é uma lei que facilmente pode ser usada como exemplo para aplicação tanto nas ciências, como nas relações humanas.

“A vida é como jogar uma bola na parede :
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca "jogue uma bola na vida" de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.” (atrib. a Albert Einstein)

Assim como a Lei de Ação e Reação, existem outras leis possíveis de exemplificar este tipo de aplicação, bastando para isso, estudos mais apurados.

Bons estudos !

Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos sobre :

Lei de Ação e Reação

Escola Viva

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO