Nelson Rodrigues e Fatos e Ângulos – Uma proposta para educação

O desperdício mexe profundamente comigo; não consigo aceitar nenhuma forma de desperdício, nem mesmo aqueles que eu não consigo deixar de praticar. Este é um dos motivos que me levaram a desenvolver esta proposta e colocá-la em prática. A obra de Nelson Rodrigues, obra com enorme potencial para ser usada a favor do desenvolvimento humano, faz jus – por merecimento dela e por necessidade nossa - a sua aplicação em projetos que tenham como objetivo o tal desenvolvimento. Há nesta minha atitude um profundo respeito ao ser humano e ao próprio autor da obra. Consigo imaginar - de alguma forma, mesmo que ao longe - o que passou Nelson Rodrigues para chegar aonde chegou e para expor, de forma tão corajosa, as suas opiniões através de sua obra. Ele expelia as suas verdades de forma copiosa. Ignorá-lo e ignorar a obra dele seria um ato altamente desumano e desrespeitoso com ele que tanto se doou e se sacrificou para nos despertar das nossas alienações; seria um verdadeiro desperdício.
A minha opinião, apresentada neste texto, é resultado daquilo que consigo perceber sobre o autor e a obra dele, que é uma essência humana de elevada ordem, que é capaz de ser vista por aqueles que se colocam em condições de analisá-los de forma honesta e, consequentemente, justa.
"A nossa opção, repito, é entre a angústia e a gangrena. Ou o sujeito se angustia ou apodrece." (Nelson Rodrigues, no livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, 2012, pág. 69)
Que possamos valorizar o trabalho do Nelson, sim o Rodrigues, aprendendo e nos melhorando com o legado dele.
"Ou eu dou muito pouco ou os outros não aceitam o que eu tenho para dar." (Nelson Rodrigues, no livro Entrevistas, Clarice Lispector, 2007, pág. 28)
Nota: Tantas vidas humanas cruzam com as nossas e têm legados que, em grande parte, não aproveitamos. Que desperdício horrendo!
Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:
Nelson Rodrigues
A obra de Nelson Rodrigues aplicada às questões da vida
Sobre minhas discordâncias e concordâncias com o pensamento de Nelson Rodrigues
Educação
Postar um comentário