domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nelson Rodrigues e Fatos e Ângulos – Uma proposta para educação

Vejo esta proposta como uma verdadeira aventura. Cada passo dado poderá enfrentar resistência em função da forma contundente da obra de Nelson Rodrigues e do incômodo causado por ela a aqueles que, mesmo inconscientemente, vestem a carapuça. Mesmo assim, ou por isto, esta proposta é uma aventura estimulante e prazerosa. A obra de Nelson Rodrigues retira os véus que cobrem o que o ser humano - por hipocrisia, por cinismo e por medo - prefere manter escondido.

O desperdício mexe profundamente comigo; não consigo aceitar nenhuma forma de desperdício, nem mesmo aqueles que eu não consigo deixar de praticar. Este é um dos motivos que me levaram a desenvolver esta proposta e colocá-la em prática. A obra de Nelson Rodrigues, obra com enorme potencial para ser usada a favor do desenvolvimento humano, faz jus – por merecimento dela e por necessidade nossa - a sua aplicação em projetos que tenham como objetivo o tal desenvolvimento. Há nesta minha atitude um profundo respeito ao ser humano e ao próprio autor da obra. Consigo imaginar - de alguma forma, mesmo que ao longe - o que passou Nelson Rodrigues para chegar aonde chegou e para expor, de forma tão corajosa, as suas opiniões através de sua obra. Ele expelia as suas verdades de forma copiosa. Ignorá-lo e ignorar a obra dele seria um ato altamente desumano e desrespeitoso com ele que tanto se doou e se sacrificou para nos despertar das nossas alienações; seria um verdadeiro desperdício.

A minha opinião, apresentada neste texto, é resultado daquilo que consigo perceber sobre o autor e a obra dele, que é uma essência humana de elevada ordem, que é capaz de ser vista por aqueles que se colocam em condições de analisá-los de forma honesta e, consequentemente, justa.

"A nossa opção, repito, é entre a angústia e a gangrena. Ou o sujeito se angustia ou apodrece." (Nelson Rodrigues, no livro Nelson Rodrigues por ele mesmo, 2012, pág. 69)

Que possamos valorizar o trabalho do Nelson, sim o Rodrigues, aprendendo e nos melhorando com o legado dele.

"Ou eu dou muito pouco ou os outros não aceitam o que eu tenho para dar." (Nelson Rodrigues, no livro Entrevistas, Clarice Lispector, 2007, pág. 28)

Nota: Tantas vidas humanas cruzam com as nossas e têm legados que, em grande parte, não aproveitamos. Que desperdício horrendo!

Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Nelson Rodrigues

A obra de Nelson Rodrigues aplicada às questões da vida

Sobre minhas discordâncias e concordâncias com o pensamento de Nelson Rodrigues

Educação

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO