quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sobre ganhar e não haver vencidos

Jogos de soma não zero em que todos ganham.

"Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada uma fica com uma laranja. Mas se você tem uma idéia e troca com outra pessoa que também tem uma idéia, cada uma fica com duas." (autoria não confirmada com segurança)

Há aqueles que não perdem devido aos acontecimentos que, aparentemente, lhes são desagradáveis. E agem assim por terem em mente que, destes acontecimentos, poderão gerar conhecimentos que lhes facilitarão o caminho a seguir. Eles, com este comportamento, não perdem nunca, eles ganham sempre, mas não ganham de ninguém, até porque, ninguém precisa perder para que eles ganhem (Teoria dos Jogos: jogos de soma não zero em que todos ganham. Ver, também, o filme "Uma Mente Brilhante").

Desta forma, desenvolvem conhecimentos que transformam positivamente suas vidas e, através de seus exemplos, deixam importante material que pode colaborar com o desenvolvimento de quem o desejar.

Muitos agem assim. Seus semblantes são mais tranquilos, assim como suas vidas. Outros estão a caminho deste estilo de vida e buscam compreendê-lo e vivê-lo. A vida assim é mais humana. Há mais humanidade nas relações.

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte." (atrib. a Gandhi)

"Enquanto se vive é necessário aprender a viver." (atrib. a Sêneca)

Pense nisso!


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

A partilha dos 35 camelos – Conhecimento e sabedoria

Que coisa feia: nem educação, nem saúde,...

O Bom Sucesso – Parte 01

O Bom Sucesso – Parte 02 - O Conhecimento que nos Torna Melhores

Empatia e espelho - O que têm a ver?

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO