segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aprendizagem: o protagonista é aquele que aprende

"O músico pode cantar ritmos que preenchem o espaço, mas não pode oferecer o ouvido que o capta, nem a voz que repete." (Khalil Gibran)

Assim como o médico não pode "curar" o doente que não quer ser curado, o professor não pode "ensinar" a uma pessoa que não quer aprender.

O professor, cuja presença tem a sua importância, tem a função de mediar e de articular, sendo assim, um facilitador. Aquele que aprende é o protagonista do próprio processo de aprendizagem. Se o mesmo não põe em prática esse protagonismo, o processo de aprendizagem fica muito prejudicado.

"A sabedoria não nos é dada, é preciso descobri-la por nós mesmos depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós." (atrib. a Marcel Proust)

A aprendizagem é um processo natural, é nato do ser humano.

Os de grande sabedoria não deixaram, e não deixarão, como "ensinamento", a manipulação de pessoas. Eles sempre trabalharam, e trabalharão, por exemplo, com parábolas de forma que, através do tempo, o aprendiz entenda a importância daquilo que necessita e, assim, se determine a buscar o conhecimento.

Hoje em dia, valoriza-se muito a manipulação de pessoas, manipulação dos desejos das pessoas (consumidores, empregados, alunos, eleitores, jogadores, ...). Triste valorização.

"Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se-á durante toda a vida." (atrib. a Kuan-Tsu)

Pense nisso e mãos à obra!

Seja o primeiro a comentar

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO