terça-feira, 7 de setembro de 2010

Exageros que valem a pena

A hipérbole é uma figura de linguagem que expressa uma ideia de forma exagerada. Tal exagero tem como objetivo, enfatizar a essência da mensagem.

E para unir o útil ao agradável, a colocação dos aforismos apresentados a seguir, visa divulgar um universo de sabedoria e ajudar a compreender o que é hipérbole:

"Dêem-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo". (atrib. a Arquimedes)

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." (atrib. a Isaac Newton)

"Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha." (atrib. a Confúcio)

"Dinheiro é como eletricidade; beneficia os prudentes; fulmina os insensatos." (atrib. a Dinamor)

"Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza." (atrib. a Ayrton Senna)

"Quando não podemos mais sonhar, morremos." (atrib. a Emma Goldman)

"O orgulho é o abismo onde desaparece o próprio mérito verdadeiro." (atrib. a Juan Montalvo)


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Língua Portuguesa

Figuras de Linguagem


Informações Complementares :

A metáfora e suas ramificações (Recanto das Letras)

Figuras de Linguagem (Brasil Escola)

4 Comentários:

Sonia Salim disse...

Amigo, Nelson, muito bom estar aqui e beber de sua fonte! Obrigada por repartir conosco um pouquinho do que você é.
Grande abraço!

@soniasalim #ostra fazendo pérola

ProfessorNelsonMS disse...

Sonia,

Fiquei satisfeito por fazer esse post, pois pude divulgar alguns aforismos e, ao mesmo tempo, colocá-los como exemplos para esclarecer o que é hipérbole e, também, possibilitar a percepção da sabedoria contida neles.

Agradeço pela participação.

Um abraço.

Nelson

Winderson Marques disse...

O melhor blog que já encontrei por aí...
Parabéns pelo trabalho. Estarei acompanhando... Abraços e t+

Carmen Regina Dias disse...

Esta página é maravihosa.
Hipérboles, metáforas, onomatopéias, figuras de linguagem, toda a sorte
de símbolos que possam cair do céu
para os meus dedos, eu abençoo.
Elas me atraem e eu me deixo atrair
por elas.
No fim, tudo se torna em poesia.

Veja que coisa boa > eu venho aqui,
abro esta página e lá estáo todas
essas matérias que me fazem tão bem.

Obrigada.

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO