Tie-break - As partidas - Mundial de Xadrez 2012 - Anand vs Gelfand
 Após um match de 12 partidas que terminou empatado (Anand: 6 – Gelfand: 6) e um tie-break no qual foram jogadas 4 partidas no estilo xadrez rápido, vencido por Anand (Anand: 2,5 – Gelfand: 1,5), a disputa pelo título de Campeão Mundial de Xadrez, entre Viswanathan Anand (Índia)  e Boris Gelfand (Israel), foi vencida por Anand que é o detentor do título desde 2007.
Após um match de 12 partidas que terminou empatado (Anand: 6 – Gelfand: 6) e um tie-break no qual foram jogadas 4 partidas no estilo xadrez rápido, vencido por Anand (Anand: 2,5 – Gelfand: 1,5), a disputa pelo título de Campeão Mundial de Xadrez, entre Viswanathan Anand (Índia)  e Boris Gelfand (Israel), foi vencida por Anand que é o detentor do título desde 2007.Os resultados das 4 partidas do tie-break são:
Partida 1 (ou 13 pela sequência): Gelfand: ½ - Anand: ½
Partida 2 (ou 14 pela sequência): Anand: 1 - Gelfand: 0
Partida 3 (ou 15 pela sequência): Gelfand: ½ - Anand: ½
Partida 4 (ou 16 pela sequência): Anand: ½ - Gelfand: ½
Portanto, com 3 empates e 1 vitória no tie-break, Anand manteve o título que defendeu contra o desafiante Gelfand.
Durante as primeiras 12 partidas, Anand esteve mais à vontade com o tempo utilizado para realizar os movimentos das peças do que Gelfand, o campeão utilizou menos tempo do que o desafiante. Este era um indício, apenas um indício, de que ele estava em melhores condições para esta disputa. Como as partidas do tie-break são partidas rápidas (xadrez rápido, blitz e armagedom), esta condição acaba sendo mais cômoda para o enxadrista que consegue tomar decisões acertadas mais rapidamente e que comete erros de menor gravidade e em menor quantidade. Anand venceu e manteve o título.
Até o próximo movimento!
Vídeo (Streaming)
Tabuleiro dinâmico
Partida 13
(utilize as setas, na parte inferior deste quadro, para mover as peças).
Partida 14
(utilize as setas, na parte inferior deste quadro, para mover as peças).
Partida 15
(utilize as setas, na parte inferior deste quadro, para mover as peças).
Partida 16
(utilize as setas, na parte inferior deste quadro, para mover as peças).
Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:
Partidas do Mundial de Xadrez 2012 (com tabuleiro dinâmico)
Mundial de Xadrez 2012 - Agenda e Pontuação
Anand vs Gelfand – Tie-break - Informações - Xadrez Mundial 2012
Anand vs Gelfand – 2012 – Partidas ao vivo!
Campeonato Mundial de Xadrez 2012
Xadrez - Partidas destaques, imortais, livros, curso básico, notícias, artigos,...
Xadrez - Cursos Básico
 
 










 O desempate (tie break) será jogado no dia 30/05/2012 (4ª feira) às 8h, horário de Brasília, e será formado por uma série de partidas, com intervalo de 10 minutos entre elas. Em linhas gerais, as regras são as seguintes:
O desempate (tie break) será jogado no dia 30/05/2012 (4ª feira) às 8h, horário de Brasília, e será formado por uma série de partidas, com intervalo de 10 minutos entre elas. Em linhas gerais, as regras são as seguintes: Anand (brancas) iniciou com 1. e4 e Gelfand respondeu com 1. ... c5. Até o 4º movimento, esta partida foi idêntica à 10ª deste match.
Anand (brancas) iniciou com 1. e4 e Gelfand respondeu com 1. ... c5. Até o 4º movimento, esta partida foi idêntica à 10ª deste match. A partida começou com forte jogo posicional, pela disputa do domínio do centro. Isso dá a ela, uma possibilidade de um jogo fechado que tende, geralmente, ao empate.
A partida começou com forte jogo posicional, pela disputa do domínio do centro. Isso dá a ela, uma possibilidade de um jogo fechado que tende, geralmente, ao empate. Gelfand (pretas) posicionou suas peças de tal forma, que não permitiu Anand (brancas) desenvolver um jogo que colocasse em risco o rei das pretas. Partida empatada.
Gelfand (pretas) posicionou suas peças de tal forma, que não permitiu Anand (brancas) desenvolver um jogo que colocasse em risco o rei das pretas. Partida empatada. Inicialmente, os dois enxadristas fizeram um jogo posicional e neste, as peças tinham uma certa mobilidade. Nos movimentos de número 20, 21, 22, 26 e 27, houve simplificação, na qual Anand (pretas) perdeu dama, cavalo e torre e Gelfand (brancas) perdeu peão, bispo (2), torre (2). A partir daí, o jogo ficou aberto, mas o posicionamento das peças de Anand e Gelfand mostrava que as defesas eram concistentes e as chances de fortes ataques eram diminutas.
Inicialmente, os dois enxadristas fizeram um jogo posicional e neste, as peças tinham uma certa mobilidade. Nos movimentos de número 20, 21, 22, 26 e 27, houve simplificação, na qual Anand (pretas) perdeu dama, cavalo e torre e Gelfand (brancas) perdeu peão, bispo (2), torre (2). A partir daí, o jogo ficou aberto, mas o posicionamento das peças de Anand e Gelfand mostrava que as defesas eram concistentes e as chances de fortes ataques eram diminutas. Os equivocos de Gelfand em 15. ... Qxfe e 16. ... Qxh1, foram decisivos para a vitória de Anand que jogou com as brancas. Resta saber o que levou Gelfand a realizar esses movimentos.
Os equivocos de Gelfand em 15. ... Qxfe e 16. ... Qxh1, foram decisivos para a vitória de Anand que jogou com as brancas. Resta saber o que levou Gelfand a realizar esses movimentos.  Novamente a partida iniciou (1. d4 d5 ...) com uma forte disputa na ala da dama, mas a simplificação e a consequente abertura se prolongou. Após o 23º movimento, Anand (pretas) se encontrava numa situação delicada no jogo e não poderia se dar o luxo de cometer erros.
Novamente a partida iniciou (1. d4 d5 ...) com uma forte disputa na ala da dama, mas a simplificação e a consequente abertura se prolongou. Após o 23º movimento, Anand (pretas) se encontrava numa situação delicada no jogo e não poderia se dar o luxo de cometer erros.  Esta é a 6ª partida e o match chega a sua metade com mais um empate e com os enxadristas, também, empatados.
Esta é a 6ª partida e o match chega a sua metade com mais um empate e com os enxadristas, também, empatados.  Anand optou por 1.e4, Gelfand respondeu com 1. ... c5 e optou pela Defesa Siciliana, variante Sveshnikov. O resultado: mais um empate; o quinto seguido.
Anand optou por 1.e4, Gelfand respondeu com 1. ... c5 e optou pela Defesa Siciliana, variante Sveshnikov. O resultado: mais um empate; o quinto seguido. O Brasileirão 2012 vai começar e, portanto, é interessante ficar bem informado.
O Brasileirão 2012 vai começar e, portanto, é interessante ficar bem informado.  Um profissional tem o direito de dialogar com seu contratante sobre suas condições de trabalho; ele não pode ser afastado desse processo.
Um profissional tem o direito de dialogar com seu contratante sobre suas condições de trabalho; ele não pode ser afastado desse processo.  Os dois enxadristas iniciaram o jogo mostrando que a batalha pelo domínio do centro seria muito forte. Nenhum deles estava disposto a permitir esse domínio ao oponente. Em partidas assim, se nenhum dos jogadores mudar a sua tendência ou se não for cometido um erro grave, o desenvolvimento leva a um jogo fechado e, consequentemente, será mais provável um empate.
Os dois enxadristas iniciaram o jogo mostrando que a batalha pelo domínio do centro seria muito forte. Nenhum deles estava disposto a permitir esse domínio ao oponente. Em partidas assim, se nenhum dos jogadores mudar a sua tendência ou se não for cometido um erro grave, o desenvolvimento leva a um jogo fechado e, consequentemente, será mais provável um empate. A terceira partida, assim como as anteriores, terminou empatada. Porém, teve um diferencial: a emoção pelo fato dos dois enxadristas terem jogado, parte do jogo, no fio da navalha.
A terceira partida, assim como as anteriores, terminou empatada. Porém, teve um diferencial: a emoção pelo fato dos dois enxadristas terem jogado, parte do jogo, no fio da navalha.  Para estar bem informado sobre as datas das atividades do match, no qual Viswanathan Anand (Índia) e Boris Gelfand (Israel) disputam o título de Campeão Mundial de Xadrez 2012, e sobre a pontuação dos enxadristas, consulte a agenda e a tabela de pontuação do evento.
Para estar bem informado sobre as datas das atividades do match, no qual Viswanathan Anand (Índia) e Boris Gelfand (Israel) disputam o título de Campeão Mundial de Xadrez 2012, e sobre a pontuação dos enxadristas, consulte a agenda e a tabela de pontuação do evento. 
 














