Ponto de Apoio
Escalar uma montanha é possível devido à solidez dela. As partes mais vulneráveis que se desprendem com facilidade e as partes radicalmente mais íngremes são caminhos mais arriscados e mais incertos.
Por analogia, é possível explicar como as teses são defendidas e porque há quem utilize aforismos. A explicação é óbvia: as referências de trabalhos citadas nas teses e o uso de aforismos que ocorrem no cotidiano são apoios que visam facilitar a escalada. É uma questão de sustentabilidade do que se busca apresentar.
"Dá-me um ponto de apoio que levantarei o mundo." (atrib. a Arquimedes)
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes." (atrib. a Isaac Newton)
E o que falar da inovação e da extrema originalidade? Para dar um ar profundamente poético pode ser dito que é como se escalássemos nuvens, algo mais transcendente, uma aventura fascinante. Porém, em linhas gerais, o que ocorre é que nós aprendemos por comparação. Por menos densa que seja para nós a informação é nela que nos apoiamos durante a escalada.
"Pensar equivale a abandonar um marco de segurança e vê-se lançado numa corrente de possibilidades." (atrib. a Pichon-Rivière)
Com mais riscos ou com menos riscos são os apoios que, com menor ou com maior densidade, nos possibilitam a escalada.
Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:
Aprendizagem - Processos
Entendendo o Conhecimento
Sustentabilidade
Por analogia, é possível explicar como as teses são defendidas e porque há quem utilize aforismos. A explicação é óbvia: as referências de trabalhos citadas nas teses e o uso de aforismos que ocorrem no cotidiano são apoios que visam facilitar a escalada. É uma questão de sustentabilidade do que se busca apresentar.
"Dá-me um ponto de apoio que levantarei o mundo." (atrib. a Arquimedes)
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes." (atrib. a Isaac Newton)
E o que falar da inovação e da extrema originalidade? Para dar um ar profundamente poético pode ser dito que é como se escalássemos nuvens, algo mais transcendente, uma aventura fascinante. Porém, em linhas gerais, o que ocorre é que nós aprendemos por comparação. Por menos densa que seja para nós a informação é nela que nos apoiamos durante a escalada.
"Pensar equivale a abandonar um marco de segurança e vê-se lançado numa corrente de possibilidades." (atrib. a Pichon-Rivière)
Com mais riscos ou com menos riscos são os apoios que, com menor ou com maior densidade, nos possibilitam a escalada.
Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:
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