sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eu falo, tu falas, ele fala, ...

As crianças revelam, de forma espontânea e alegre, as descobertas que realizam. Elas, as crianças, têm uma forte vontade de expor as suas descobertas. O tempo não para, passamos por transformações e, mesmo assim, continuamos a querer expor as nossas descobertas. Nessa fase, alguns realizam essa prática com moderação e respeito à opinião alheia. Estes aprenderam que existem opiniões diferentes das suas. Não se consideram donos da verdade, sabem que revelam apenas as suas opiniões e que estas nada mais são do que as suas verdades, verdades relativas e que dependem do próprio ponto de vista. Estes sabem que, de uma interação, as pessoas não saem da forma como entraram. Elas saem com um vetor resultante do "contato" das ideias. É a matemática e a física – vetor resultante - colaborando para fornecer uma explicação para um acontecimento ligado às relações interpessoais.

Nesse falatório todo, uma das questões é: por que desejamos falar ? Ora, quem fala quer comunicar algo que considera importante que outros saibam. Repito: quer comunicar algo ... Nas entranhas desse comunicar, estão os motivos, explícitos ou não, desse ato. Tais motivos podem estar presentes na seguinte lista: transmitir, repassar, divulgar, ensinar, orientar, propiciar, informar, noticiar, participar, revelar, notificar, propagar, difundir, despertar, libertar, doutrinar,influenciar, ... Parafraseando o Roberto, o Carlos: são tantas as intenções. Pois é, são tantas as intenções que, ao falarmos, podemos ter, não apenas uma intenção, mas diversas, que se misturam, que têm objetivos, inclusive, conflitantes. Mas esse caso, o da ocorrência de objetivos conflitantes, é melhor que seja tratado em outro post.

Algo importante, nesse instante do nosso raciocínio, é refletir sobre os motivos que nos levam a falar.

Bem, eu falo e escrevo. Eu vou refletir sobre os meus motivos.


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos - Blog Info sobre :

Reflexões

Ponto de Vista


6 Comentários:

Ulisses Junior disse...

Muito pertinente seu texto, profº Nelson, especialmente numa época em que a necessidade de se "falar" sobre tudo o que acontece em nossa vida está tão em voga, seja através dos microblogs da vida (onde, desculpe o vocabulário chulo, um peido vira notícia), seja através de conversas que podem gerar algo produtivo (ou não)...

ProfessorNelsonMS disse...

Ulisses (Prof.)

Fico feliz por esse nosso novo contato.

Desenvolvi esse texto com o objetivo de realizar uma crítica e uma autocrítica. Além disso, gostaria que ele funcionasse como um saca-rolhas, abrindo caminho para um fluxo de ideias, gerando assim, reflexões. Espero que esse objetivo seja alcançado.

Grato pelo comentário.

Um abraço.

Nelson

Sonia Salim disse...

Professor Nelson, gostei do texto e não havia pensado nisso antes, os motivos que nos levam a falar algo ou escrever. Da próxima vez vou refletir melhor quando abordar algum tema, nos propósitos e tal. Tenho muita coisa entalada na garganta que a minha moderação não deixa sair. É melhor que seja assim. Há também razões pelas quais as pessoas se omitem.
Grande abraço!

ProfessorNelsonMS disse...

Sonia

Sempre haverá uma forma para expressarmos a nossa opinião. Se buscarmos, a encontraremos. Isso se acharmos que vale a pena.

Um abraço.

Nelson

Aglacy Mary disse...

A fala é organizadora do pensamento. Falar, então, é também elaborar ideias, organizá-las, reorganizá-las e abrir espaço para a complementação ou para a contestação. Temos, então, a palavra do outro, que ressignifica a nossa.

Anônimo disse...

Bom dia professor! Gosto muito do modo suave como passeia entre gentes e pontua sua perspectiva sem impor nada de modo ostensivo... Pensar antes de falar parece óbvio, mas a prática prova que não é bem assim. Cá entre nós, é engraçado ver todo mundo concordando com todo mundo supercivilizadamente em público em nome da boa educação, enquanto as idéias permanecem indecifradas. Até onde vai o respeito? Onde começa a "bundamolisse"? Isso é de fato inquietante, digamos assim. Abraço.

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO