sábado, 23 de janeiro de 2010

Xadrez – Primeiros Contatos – Parte 08

Estudos de Xadrez

Xadrez – Movimentos do Rei


O rei é a peça do xadrez para os quais os objetivos de ataques diretos, ou indiretos, estão voltados. É o rei do oponente que, ao final das contas, os enxadristas agem para torná-lo vulnerável. Este é o objetivo daqueles que jogam o xadrez como um jogo de competição.

Durante o desenvolvimento das séries de xadrez, os aspectos competitivos e colaborativos deste jogo serão abordados.

As características dos movimentos do rei são:

- O rei apresenta os mesmos movimentos da dama, mas pode ser movido apenas por 1 casa por vez (veja diagrama anterior). Portanto o rei pode ser movido pelas diagonais, pelas colunas e pelas linhas.

- O rei em b4 (veja diagrama anterior) pode ser movido para as casas a5, b5, c5, c4, c3, b3, a3 e a4.

- Captura : O rei captura a peça de cor diferente que estiver na casa do final do movimento. No diagrama anterior, o rei que está em e8 pode capturar o cavalo que está em d8.

- Xeque : Situação em que o rei é atacado por uma peça de cor diferente da sua. Nesse caso é dito que o rei está em xeque e o jogador que realizou o ataque deve dizer : xeque.

Quando um rei está em xeque, o enxadrista que joga com esse rei, deverá tentar tirar o seu rei dessa situação. Isto pode ser feito de por uma destas três formas :

1ª) Capturar a peça atacante.

2ª) Interpor uma peça da cor do rei atacado entre a peça atacante e este rei, desde que a peça atacante não seja o cavalo, pois este pode pular peças.

3ª) Mover o rei atacado para uma casa em que ele não estará sob ataque.


- Xeque-mate : É o xeque que define o fim da partida, pois o mesmo não pôde ser evitado por nenhuma das três formas citadas anteriormente. O xeque-mate pode ser chamado simplesmente de mate.

- O enxadrista não pode mover o seu rei colocando-o em xeque. Sendo assim, um rei não pode estar em casas ligadas diretamente por uma mesma lateral o pelo mesmo vértice, ou seja, rei não dá xeque em rei.

- O enxadrista não pode deixar o seu rei em xeque, a não ser que não tenha solução e, sendo assim, este é, em verdade, um xeque-mate.

- Roque : O roque é um movimento especial que envolve torre e rei. O roque é um lance único, mas 1 torre e o rei são movidos. No roque o rei é movido para a segunda casa distante da sua e a torre pula o rei, ficando na casa imediatamente ao lado (esse movimento será visto no Visualizador de Partidas deste post). Existem 2 tipos de roque :

Roque pequeno, roque menor ou pequeno roque : É simbolizado por 0-0.
Peças brancas : O rei em e1 é movido para g1 e a torre em h1 é movida para f1.
Peças pretas : O rei em e8 é movido para g8 e a torre em h8 é movida para f8.

Roque grande, roque maior ou grande roque : É simbolizado por 0-0-0.
Peças brancas : O rei em e1 é movido para c1 e a torre em a1 é movida para d1.
Peças pretas : O rei em e8 é movido para c8 e a torre em a8 é movida para d8.

Condições para o roque :

1) O rei e a respectiva torre não podem ter sido movidos anteriormente.

2) O rei e a respectiva torre não podem estar sob ataque.

3) As casas entre o rei e a respectiva torre não podem estar sob ataque e têm de estar desocupadas.


Visualizador de Partidas

A série de movimentos a seguir, tem somente o objetivo de mostrar os movimentos do rei.

Importante : Os comentários, no visualizador de partidas, são orientações que têm o objetivo de facilitar a compreensão dos movimentos.

Demonstração de movimentos.




Existem navegadores (browsers) que carregam corretamente este visualizador


Até o próximo movimento !


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