Não Precisa Reinventar a Roda
Iniciando o texto de uma forma metafórica, entendo que a roda não necessita se reinventada, mas deve ser desenvolvida ! Esta é a opinião de Isaac Newton e de muitas outras pessoas.
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei nos ombros de gigantes." (atrib. a Isaac Newton)
Ora, escrevo este post para defender a ideia do uso de pensamentos, já existentes, como referência e apoio à escrita de textos. Entendo que tais pensamentos ajudam a dar sustentação ao que se deseja expressar, são referências legitimas. Um exemplo, é a utilização de um pensamento atribuído a Isaac Newton usado anteriormente. Newton ao desenvolver seus estudos não precisou pesquisar, partindo do mesmo ponto inicial, o que outros já haviam pesquisado. Ele analisou as pesquisas já existentes, concluiu que podia basear nelas as dele (se apoiou nos ombros de gigantes) e iniciou a partir de um ponto mais adiantado.
Uma prova da veracidade desta minha tese é a utilização de ditos populares, que são pensamentos que exprimem a sabedoria popular. Qual de nós não usou um desses ditos para se expressar ?
Para finalizar, fique com algumas lições de sabedoria, que não devem e não podem ser desperdiçadas :
"Não compreendes que procuro o que há de igual no redondo, no reto e em todas as outras figuras ?" (atrib. a Sócrates)
"Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender." (atrib. a A . de Vigny)
"Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. Por isso com ele sempre aprendo alguma coisa." (atrib. a Emerson)
"É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe." (atrib. a Epicteto)
"A Natureza não dá saltos."
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário