segunda-feira, 30 de julho de 2012

A partilha dos 35 camelos – Conhecimento e sabedoria

Malba Tahan narra, no capítulo III do livro O Homem que Calculava, a história na qual Beremiz Samir – personagem conhecido como o homem que calculava – resolveu o problema da partilha de 35 camelos entre três irmãos conforme a vontade do pai deles.

Nesta história é possível observar detalhes interessantes ligados à Matemática, além de detalhes de grande importância sobre as relações interpessoais, ou seja, as relações humanas.


Veja o vídeo com a história:



O Homem que Calculava (livro em pdf) - para fazer o download, clique aqui!


Tratamento dos aspectos matemáticos desta história

A narrativa mostra que os irmãos receberam 35 camelos de herança. Entende-se que alguém ao receber uma herança tem direito à sua totalidade (excluindo, é claro, os impostos – era necessário lembrar isso). Porém, com um olhar mais apurado, é possível concluir que a herança não era de 35 camelos, porque que a soma das partes definidas pelo pai para cada filho (1/2 + 1/3 + 1/9), não é igual a 1 (18/18, dezoito dezoito avos), mas igual a 17/18 (dezessete dezoito avos). Sendo assim, sobra 1/18 (um dezoito avos) que não pertence a nenhum dos filhos. Em verdade, a herança é de 17/18 (dezessete dezoito avos) de 35 camelos, o que corresponde a 33,0555... camelos (camelos vivos não podem ser divididos desta forma).

Em tópicos, para facilitar o entendimento:

35 camelos

1/2 + 1/3 + 1/9 = 17/18

18/18 – 17/18 = 1/18

1/2 de 35 camelos = 17,5 camelos

1/3 de 35 camelos = 11,666... camelos

1/9 de 35 camelos = 3,888... camelos

17/18 de 35 camelos = 33,0555... camelos devem ser partilhados entre os irmãos. Pode ser visto, então, que o pai definiu que deveriam ser partilhados 33,0555... camelos e não os 35.

1/18 de 35 camelos = 1,9444... camelo: esta quantidade não consta na partilha definida pelo pai.

Após Beremiz juntar o camelo que o trazia com seu amigo, aos camelos que estavam com os irmãos, o total passou a ser de 36 camelos. A partir daí, a divisão começou a ser feita:

1/2 de 36 camelos = 18 camelos (0,5 a mais que 17,5 que cabia a ele, o primeiro filho – lucrou 2,86% com esta partilha) - cálculo: (18, 0 – 17,5)x100/17,5 = 2,86%)

1/3 de 36 camelos = 12 camelos (0,3444... a mais que 11,666... que cabia a ele, o segundo filho – lucrou 2,86% com esta partilha)

1/9 de 36 camelos = 4 camelos (0,111... a mais que 3,888... que cabia a ele, o terceiro filho – lucrou 2,86% com esta partilha)

O total de camelos de camelos que coube aos irmãos é 34 (18 + 12 + 4). Maior que 33,0555... que foi definido pelo pai.

Sobraram, então, 2 camelos (36 – 34 = 2). Um destes foi devolvido àquele que o emprestou para que a quantidade de camelos fosse 36. O outro ficou para Beremiz, por este ter solucionado o problema da partilha.

Fim do tratamento dos aspectos matemáticos.


Tratamento dos aspectos de relações humanas desta história

Toda parábola passa mensagens e esta história não foge à regra. É possível observar que a mensagem está na solução posta em prática por Beremiz. Tal solução corresponde à situação conhecida como jogo de soma não zero em que todos ganham, descrita na Teoria dos Jogos (referências desta teoria: Uma Mente Brilhante - o filme; John Nash; John von Neumann; modelagem matemática do comportamento humano, do comportamento econômico).

Todos os envolvidos nesta relação – os três irmãos, Beremiz e seu amigo – lucraram com a sábia solução. Cada um dos três irmãos lucrou 2,86% em quantidade de camelos. Beremiz passou a poder viajar num camelo só dele. O amigo de Beremiz não precisou dividir o seu camelo na viagem e, sendo assim, esta passou a ser feita de forma mais confortável pelos dois viajantes. Estes foram os lucros mais evidentes.

O impasse da partilha – que ocorreu antes da chegada de Beremiz – se deu pela ganância dos irmãos. Nenhum deles estava disposto a ter lucro menor do que os outros dois. Os 35 camelos poderiam ter sido partilhados com valores próximos aos definidos pelo pai deles. Para isto, o primeiro filho ficaria com 18 camelos (lucro de 2,86%), o segundo com 12 camelos (lucro de 2,86%) e o terceiro ficaria com 5 camelos (lucro de 28,6%). A divisão seria feita com lucro para todos e não envolveria outras pessoas. Mas o terceiro filho teria lucro superior aos demais, tanto no valor absoluto quanto no valor relativo. Claro que esta é uma história fictícia, mas este é um fato – a ganância – que ocorre com frequência nas relações humanas e por muitos pensarem desta forma, o desenvolvimento humano não prospera como poderia prosperar.

Há espaço para a pergunta: o que custaria aos dois irmãos que teriam a receber, cada um, respectivamente, 18 e 12 camelos nas duas formas de partilha, permitir que o outro irmão recebesse 5 e não 4 na segunda forma? Ah! Claro que os detalhes do contexto são importantes, e não menos, se transferíssemos esta história fictícia para uma situação real. Mas em linhas gerais...


Ideias afins:

Divisão
Dízima periódica (simples e composta)
Adição e subtração de frações e de números decimais
Multiplicação com frações
Valor absoluto
Valor relativo

Escola Viva
Partilha
Ganância
Egoísmo
Altruísmo
Jogos de soma zero (Teoria dos Jogos)
Jogos de soma não zero em que todos ganham (Teoria dos Jogos)


Veja mais informações em:

Malba Tahan (Wikipédia)

O Homem que Calculava (Wikipédia)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Escola Viva

Razão e Sensibilidade - Razão e Sentimentos

Empatia
Leia Mais ►

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Que coisa feia: nem educação, nem saúde,...

Um olhar minucioso na história do ser humano, mostra como chegamos a esta situação. Tal observação deve ser feita desde o tempo das mais grotescas formas de violência, até hoje, época na qual parte da violência se tornou mais sutil, menos clara para alguns, embora cause danos significativos. Os fatos estão ao nosso alcance e é necessário ter "olhos de ver" para não aceitarmos ideias impostas ou passadas de forma subliminar.

É necessário que todos ajam com responsabilidade, tanto para ajudar como para receber ajuda.



Charge do Ivan Cabral - Clique aqui para conhecer os trabalhos dele

Nota: Conheci esta charge no perfil de Luisa Angélica no Google+.


Ideias afins: empatia, altruísmo, egoísmo, identificação, responsabilidade, relações humanas, dignidade.


Informação:

Empatia (Houaiss): "Processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro." (Psicologia)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Empatia
Leia Mais ►

Empatia e espelho - O que têm a ver?

A empatia facilita as relações humanas.

Pense nisso quando interagir!


Nota: A opção por denotação ou conotação (neste caso, imagem metafórica) - "stricto sensu" ou "lato sensu" - é do observador.

Nota: Conheci esta charge no perfil de Monique Paulenak no Google+.


Ideias afins: empatia, altruísmo, egoísmo, identificação, responsabilidade, relações humanas.


Informações:

Empatia (Houaiss): "Processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro." (Psicologia)

Stricto sensu (Houaiss): tomado no sentido mais estreito, limitado, da palavra; em sentido restrito.

Lato sensu (Houaiss): em sentido amplo.


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Empatia
Leia Mais ►

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MultiRio Web TV – Educação e Cultura na Web

Uma boa notícia: a programação de TV da MultiRio, desde 8 de dezembro de 2011, pode ser assistida via Web TV.

Uma boa opção para assistir programas educativos e culturais de qualidade - que antes só era possível para assinantes de TV paga - desde o início de dezembro de 2011 passou a estar ao alcance de quem tem condições de se conectar à web TV da MultiRio.


A MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios) que é uma empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, transmite e produz programas de qualidade para as áreas de educação e cultura.

Para acessar a página da MultiRio Web TV, assistir os seus programas e conhecer a programação do canal, clique aqui.


Veja mais informações em:

Programas de TV da MultiRio agora podem ser assistidos na internet (MultiRio)

MultiRio: novos conteúdos na TV e na Web (Folha Dirigida)

MultiRio (Youtube)

MultiRio (Portal)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

MultiRio Web Rádio - Educação e Cultura na Web

Sala de TV - Controle Remoto

Canais Universitários de TV - Os Canais

Sala de TV – A TV que educa, informa e diverte
Leia Mais ►

sábado, 14 de julho de 2012

Esporte, comportamento e valores – Um olhar mais atento

Um olhar mais atento permite enxergar os valores que estão presentes num determinado fato. É justamente a capacidade de enxergar o que está implícito e explicito num fato, que faz a diferença entre "engolir" o que é imposto - ou colocado de forma subliminar – e "não engolir", por ser capaz de ter uma opinião consciente e agir de acordo com ela.

Que olhos não sejam apenas olhos, mas que sejam "olhos de ver".

Até mais e uma boa leitura!




"A descoberta consiste em olhar o mesmo que todos e perceber algo diferente." (adaptação do pensamento atribuído a Albert Szent)



Sobre profissionalismo:

Liga - La filosofía que deja Guardiola a la Liga (EuroSport - 26/05/2012)

Falcão, de Rei de Roma a Rei da Bahia? (Antero Greco, Vira mundo - Estadão - 14/05/2012)

Anand perdeu a motivação! (Reino de Caíssa - 19/05/2012)


Sobre a essência dos interesses:

Bahrein vive tensão antes de polêmica prova de Fórmula 1 (BBC Brasil - 21/04/2012)

Levar a Fórmula 1 para o Bahrein é um temeridade (Lívio Oricchio - Estadão - 03/04/2012)

Bernie Ecclestone has followed the money and turned Formula One into a pariah sport (The Guardian - 21/04/2012)


Sobre desamparo:

Rio 2016: a base do esporte que se vire (Blog do José Cruz - UOL Esporte - 28/04/2012)


Sobre "olhos de ver":

"O mundo é um belo Livro e muito útil para quem o sabe ler." (adaptação de um pensamento atribuído a Goldoni)

"O olho vê somente o que a mente está preparada para compreender." (atrib. a Henri Bergson)

"Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança..." (atrib. a Oswaldo Montenegro)

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." (atrib. a Friedrich Nietzsche)


Sobre hábito:

"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito." (atrib. a Aristóteles)

"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau." (atrib. a Mark Twain)


Ideia afim:

Ética


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte
Leia Mais ►

As relações em rede – Educação com transparência e franqueza

Ninguém está isolado. Vivemos num mundo de relações. Há uma interdependência que faz com que um ser humano esteja ligado a outro através de relações com estruturas de redes sociais. Tais redes são muito mais do que as ferramentas de redes sociais existentes na internet. Quando aqui for citada rede social deve-se entender qualquer relação entre diversas pessoas, relações estabelecidas no cotidiano.

Em função destas relações, duas pessoas podem entrar em contado por diversos caminhos, com diferentes graus de separação. Aliás, até com algo em torno de seis graus de separação (Teoria dos seis graus de separação). Isso é válido para o contato entre pessoas, como para o contato com informações. Tentar fazer com que pessoas ignorem determinadas informações é, no mínimo, um ato de ingenuidade. Daí a importância de saber que num processo mais seguro de educação, a informação não deve ser omitida quando a mesma for buscada. Portanto, é melhor ser franco e dialogar sobre temas polêmicos - sempre que possível e em condições apropriadas - do que tentar escondê-los.

Pense nisso!


Veja o que já foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Aprendizagem – Processos

Educação
Leia Mais ►

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Curling – Um jogo de habilidade, raciocínio, emoção, ...

O curling é um esporte coletivo, jogado numa pista de gelo com a utilização de peças de granito azul – chamadas de pedras – e uma vassoura. Este jogo é denominado carinhosamente de xadrez no gelo, pelo fato de utilizar intensamente o raciocínio.

End, tee, draw, takeout, raise, hit and roll, pebble, pedra, vassoura, hog line, martelo e freeze dentre muitas outras, são palavras e expressões utilizadas no curling. Quem não conhece bem o jogo, pode pensar que é difícil compreendê-lo, porém, as regras são simples e o jogo é muito agradável.


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todas as imagens


Pedras

Pista

Vassoura e sapato

Lançamento

Varrição

Concentração e Raciocínio

Estudo da jogada a ser feita

Posição das pedras num dado momento do jogo



Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


Campeonato Mundial Masculino de Curling 2012 - compacto

Ott guides Swiss to gold medal - Curling


Veja mais informações em:

Curling (Wikipédia)

Curling - Estratégia e inteligência (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo)

Confira sete motivos para gostar de curling (Terra Esportes) - 22/02/2010

Curling – Glossário (Federação Mundial de Curling – site em inglês)

A Física do Curling I: Velocidade e alcance (Física na Veia)

A Física do Curling II: Estimando o coeficiente de atrito (Física na Veia)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte
Leia Mais ►

Em notas e em cantos – Children of Sanchez - Chuck Mangione

"Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos." (atrib. a Emerson)

Children of Sanchez é uma das músicas da trilha sonora composta por Chuck Mangione para o filme The Children of Sanchez, baseado no livro, de mesmo nome, escrito por Oscar Lewis.

Esta composição de Chuck Mangione é capaz de despertar diversos sentimentos em função da alteração de ritmo durante a música.

No quadro a seguir, estão os vídeos com a música. No primeiro vídeo, é tocado um trecho com um ritmo mais acelerado da música. No segundo vídeo, a música apresenta-se completa.

Aprecie (curta)!

Encante-se!

Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos



Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Em notas e em cantos

O Belo

Música

Versos Cantados

Versos Recitados


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)

Chuck Mangione (Wikipédia)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Razão e sentimentos – Interação

"Dois excessos: excluir a razão, admitir apenas a razão." (atrib. a Pascal)

Razão e sentimentos são complementares no processo de desenvolvimento humano. Erros e acertos são cometidos tanto pelo uso da razão como pelo uso dos sentimentos. Nascemos com essas duas potencialidades. Logo, não faz sentido "andar mancando" por ter extirpado uma delas.

"A razão sem a intuição é vazia, a intuição sem a razão é cega." (atrib. a Kant)


Sobre a razão:

"Pensar equivale a abandonar um marco de segurança e vê-se lançado numa corrente de possibilidades." (Pichon-Rivière)


"Bons professores usam a memória como depósito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar." (Augusto Jorge Cury)


"Há pessoas que falam um momento antes de terem pensado." (atrib. a La Bruyére)


"Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar." (atrib. a Castro Alves)


Sobre os sentimentos:

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)


"O sentimento é a poesia da imaginação." (Alphonse de Lamartine)


"Cada lágrima nos ensina uma verdade." (Ugo Fóscolo)


"A música é a voz da alma" (Khalil Gibran)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Razão e Sensibilidade - Razão e Sentimentos


Veja mais informações em:

Aprendizagem – Razão e Sensibilidade – Uma abordagem "en passant" (Fatos e Ângulos)
Leia Mais ►

Paraguai – Impeachment, acusações trocadas e interesses disfarçados

A falta de franqueza e a prática da ideia de que os fins justificam os meios, dificultam e tornam mais lento a compreensão de um fato. Porém, isso não deve ser impedimento para a busca de esclarecimento.

Ah! Isso não é "privilégio" só do Paraguai, isso ocorre em qualquer lugar.

"Acreditar em tudo ou não acreditar em nada são duas posturas iguais e cômodas que nos dispensam da árdua tarefa de pensar." (atrib. a Voltaire)

"É tão arriscado acreditar em tudo como não acreditar em nada." (atrib. a Denis Diderot)


Senado do Paraguai aprova impeachment do presidente Lugo (Folha de São Paulo - 22/06/2012)
"...Com duas horas para fazer a defesa do presidente no Congresso, o advogado Enrique García concentrou sua argumentação no que identificou como falhas do julgamento: a celeridade do processo e a ausência de uma regra anterior para definir os procedimentos do impeachment..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Senado do Paraguai aprova impeachment do presidente Lugo (G1 - 22/06/2012)
"...O Senado do Paraguai condenou nesta sexta-feira (22) o presidente do país, Fernando Lugo, no processo político "relâmpago" aberto contra ele na véspera e encarado pelo governo e pela comunidade de países sul-americanos como um golpe..." – Clique aqui para ler a notícia completa

'A trajetória de Lugo desde que assumiu era polêmica', diz professor (GloboNews - 22/06/2012) – Clique aqui para assistir o vídeo

A solidão que derrubou Lugo (Clóvis Rossi - Folha de São Paulo Online - 24/06/2012)
"...'Quando não se tem uma força política com certa raiz no país, é muito difícil governar', constata Eduardo Gamarra, boliviano que leciona na Universidade Internacional da Flórida..." – Clique aqui para ler a notícia completa

OEA questiona 'julgamento sumário' que destituiu Lugo no Paraguai (BBC Brasil - 23/06/2012)
"...Através de nota, José Miguel Insulza disse que a destituição de Lugo foi um 'julgamento sumário que, ainda que formalmente apegado à lei, não parece cumprir com todos os preceitos legais do Estado de direito de legítima defesa'..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Países rejeitam impeachment no Paraguai; veja repercussão internacional (BBC Brasil - 23/06/2012)
"...Embora nas ruas da capital paraguaia o clima tenha sido de calmaria, muitos temem agora um isolamento internacional, incluindo sanções econômicas, e entre os líderes latinoamericanos chega-se a cogitar a expulsão do país de organismos multilaterais como a Unasul e o Mercosul..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Fernando Lugo realmente é um mau gestor? (Paulo Daniel, Carta Capital - 22/06/2012)
"...No que diz respeito à inflação, ocorreu uma redução de 7,2% em 2010, para 4,9% em 2011. Após apresentar o maior crescimento da América Latina em 2010 (15%), no ano seguinte o PIB paraguaio elevou-se em 3,8%, representando um incremento de 2,3% do PIB per capita..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Imprensa paraguaia destaca 'sombras' em destituição de Lugo (Terra - 23/06/2012)
"A imprensa paraguaia destacou neste sábado a 'fulminante' destituição do presidente paraguaio Fernando Lugo, em um processo 'cheio de sombras' que provocou críticas de vários países da região..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Impeachment de Fernando Lugo foi, sim, um golpe (Pedro Estevam Serrano, Carta Capital - 22/06/2012)
"...Em regimes presidencialistas, presidentes podem sofrer impedimento de seu mandato pelo Parlamento, mas isso apenas após a comprovação de condutas caracterizadoras de ilícitos e anteriormente previstas nas respectivas constituições ou em leis aprovadas pelos congressistas, após sua comprovação consistente por métodos processuais que garantam ampla defesa com o consequente contraditório e ampla defesa..." – Clique aqui para ler a notícia completa

'Brasiguaios' comemoram a mudança no governo do Paraguai (G1 - 24/06/2012)
"...'Nós, em conjunto com o governo, vamos incentivá-los a trabalhar. A partir de agora, essas ocupações de terra vão ter que terminar', afirma o produtor...." – Clique aqui para ler a notícia completa

Manifestantes protestam contra 'censura' à TV Pública no Paraguai (G1 - 23/06/2012)
"...'Estamos defendendo um direito. Não estamos defendendo nenhum partido ou ideologia. Estamos defendendo vozes', diz o ex-diretor da emissora estatal, Marcelo Martinessi em seu discurso..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

Revoluções, reformas e primaveras – Interesses declarados e não declarados (Notícias e Máximas - 17/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Após o golpe, Paraguai tentará limpar sua imagem no continente (José Antonio Lima, Carta Capital - 23/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

'Brasiguaios' temem retaliação de Dilma ao Paraguai (UOL Notícias - 24/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Mercosul suspende participação do Paraguai em reunião (G1 - 24/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Mercosul suspende participação do Paraguai da próxima cúpula do bloco (UOL Notícias - 24/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Lugo e as cenas de um governo instável (Estadão - 22/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Resolução de conflitos
- Golpe
- Democracia


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)
Leia Mais ►

Revoluções, reformas e primaveras – Interesses declarados e não declarados

Muitas "reformas" são engodos e muitas revoluções apenas trocaram um ditador por outro, mas sempre haverá o que pode ser mudado, o que pode ser melhorado. Não faltam na história do ser humano reformas e revoluções e, com elas, os embates entre aqueles que querem as mudanças e aqueles que não as querem. O ideal seria que tais mudanças ocorressem através de diálogo e consenso, mas o ser humano necessita melhorar muito os seus valores para que isto ocorra desta forma; falta senso de justiça, falta empatia.

É importante conhecer quem são aqueles que desejam e aqueles que não desejam as mudanças, aqueles que as fomentam sem aparecer ("por trás dos panos"), e o que é verdade e o que não é verdade dentre os motivos revelados e os não revelados (supostos). Em suma, é importante conhecer o que está por trás de cada ação.


"Quando a humanidade vive em ordem, os cavalos puxam o arado; quando ela renega sua lei interna, os cavalos se preparam para a guerra." (Lao Tsé, no livro Tao Te Ching, poema 46)

"A suficiência garante a paz" (Huberto Rohden)

"Nada é constante no mundo, exceto sua constante transformação." (Heráclito)

"Faz algum tempo, ser reformista era sinônimo de frouxidão. A onda era ser revolucionário. Feitas as revoluções, constatava-se que elas não passavam de reformas tortas." (Juremir Machado da Silva)


Um ano de Primavera Árabe, a primavera inacabada (Estadão.com.br)
"Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Tumulto expõe tensão entre comunidade e polícia no norte de Londres (BBC Brasil - 07/08/2011)
"...O episódio revelou uma sensação de descontentamento e tensão entre a polícia e os jovens na região de Tottenham..." – Clique aqui para ler a notícia completa

China aborta sua "Primavera Árabe" à base de repressão (Terra - 23/05/2012)
"...Também 'aumentaram as medidas de segurança nas regiões habitadas por minorias étnicas, ao serem registrados protestos de seus habitantes contra a discriminação, a repressão e outras violações de seus direitos'..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Protestos marcam véspera da Cúpula da Otan, nos EUA (Terra - 19/05/2012)
"...Os protestos foram pacíficos e minoritários frente ao que se espera para este domingo, quando a cúpula começar..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Manifestação anti-NATO termina em confrontos com a polícia (Euronews - 21/05/2012)
"...'Estes manifestantes são manifestantes da consciência, devem ser ouvidos. Eu espero que o presidente e os dirigentes da NATO tenham em conta a dor legítima destas pessoas'..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Protesto contra Putin reúne mais de 100 mil em Moscou (Terra - 12/06/2012)
"...O protesto acontece em um clima de tensão, depois que dezenas de casas de líderes da oposição foram revistadas na segunda-feira..." – Clique aqui para ler a notícia completa

EUA: Protestos contra Guantánamo (Euronews - 12/01/2012)
"Ativistas de várias organizações concentraram-se esta quarta-feira frente à Casa Branca para exigir o encerramento da prisão de Guantánamo..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Índios protestam em Altamira, PA, contra construção de Belo Monte (G1 - 15/06/2012)
"...Eles (os índios) também plantaram mudas de açaizeiro no local e fixaram cruzes e equipamentos agrícolas, como enxadas e pás, para simbolizar o descontentamento das comunidades indígenas e ribeirinhas da região com a construção da usina..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

"Marcha de Milhões" desafia Putin (Euronews - No Comment - 13/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Análise: Não há saída fácil para o conflito sírio (BBC Brasil - 13/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Situação na Síria se deteriora e ONU já fala em guerra civil (BBC Brasil - 12/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Conflitos violentos dominam Líbia pós-Kadafi (Deutsche Welle - 13/06/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Resolução de conflitos
- Primavera Árabe
- Primavera Mexicana
- Ditadores


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)
Leia Mais ►

Em notas e em cantos - The top of the Morning - Piano

"Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos." (atrib. a Emerson)

The top of the Morning, música do compositor e instrumentista Mike Oldfield, é alegre e está muito bem apresentada ao piano.

Esta é mais uma bela música capaz de nos fazer interagir com bons sentimentos.

"Todos os sentimentos podem nos lapidar, tornando-nos melhores do que éramos." (NelsonMS)

"Lapidar / Minha procura toda / Trama lapidar / O que o coração / Com toda inspiração / Achou de nomear / Gritando alma..." (Anima, Milton Nascimento)

Aprecie (curta)!


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


The top of the Morning - Piano

The top of the Morning - Piano

Mike Oldfield - The top of the Morning

The top of the Morning - Piano


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Em notas e em cantos

O Belo

Música

Versos Cantados

Versos Recitados


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Tostão, do toque de bola ao toque de letra

Eduardo Gonçalves de Andrade (Tostão), foi jogador de futebol, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970, que jogou no Cruzeiro e no Vasco da Gama, encantava com jogadas belas, inteligentes e eficientes, resultantes de sua grande habilidade com a bola.

Ele que se destacava por seu admirável toque de bola, há algum tempo se destaca por seu, também admirável, toque de letra nas crônicas esportivas que tem escrito. Suas crônicas acompanham a qualidade de suas jogadas, ou seja, são belas, inteligentes, mostram habilidade e são eficientes no que tangem a estimular reflexões.

Tostão escreveu dois livros. O primeiro a ser publicado foi Tostão - Lembranças, Opiniões, Reflexões sobre o Futebol (esgotado no momento) e o segundo foi A Perfeição não Existe. Sobre Tostão, Gilson Yoshika escreveu o livro Trocando os pés pelas mãos: O Futebol e a Vida nas Crônicas de Tostão.

As crônicas do Tostão mostram uma visão interessante sobre o futebol e sobre a vida.


A seguir, alguns fragmentos das crônicas do Eduardo, o Tostão:

"...O futebol no mundo deveria ser interrompido em alguns períodos para as pessoas refletirem, desconstruírem muitos de seus conceitos, perceberem as besteiras que disseram e que fizeram, para daí construírem novas maneiras de ver a vida e o futebol."
(Crônica: Desconstrução, Coluna do Tostão no Super Esportes, 24/11/2010)

"...A Copa do Mundo se tornou um grande negócio para a FIFA, patrocinadores e investidores. Para o torcedor brasileiro, além da emoção e do prazer de assistir a um Mundial, é uma catarse dos impulsos reprimidos e uma exacerbação de sentimentos ufanistas e nacionalistas..."
(Crônica: Copa não é tudo; Coluna do Tostão no Diário Popular, 04/07/2010)

"Ao contrário do que diz o chavão, que o medo de perder tira a vontade de vencer, os grandes jogadores e times começam a perder, mais que o habitual, quando se acostumam com a vitória, o sucesso, a rotina, e perdem a ansiedade, o medo de serem derrotados..."
(Crônica: Medo de Perder, Coluna do Tostão na Folha de São Paulo, 25/04/2012)

"...Imagino que os estádios estarão prontos, que serão confortáveis, bonitos, que os aeroportos e outros meios de transporte vão melhorar -piorar não tem jeito-, que os turistas serão bem recebidos (o brasileiro é gentil), que não haverá nenhuma catástrofe e que a violência será menor que a habitual, já que os baderneiros e os marginais, de rua e de colarinho branco, também gostam de futebol. E ainda se acham patriotas..."
(Crônica: A Copa da FIFA, Coluna do Tostão na Folha de São Paulo, 22/04/2012)


Veja mais informações em:

Coluna do Tostão (Folha de São Paulo)

Coluna do Tostão (Super Esportes)

Coluna do Tostão (Diário Popular – busca)

Tostão, o mineirinho de ouro (Gato Peleque, 12/04/2012)

Tostão (Wikipédia)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Cronistas

Crônicas

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte

Futebol
Leia Mais ►

Pilobolus – Arte e ciência do corpo em movimento

"A dança é a linguagem escondida da alma." (atrib. a Martha Graham)

Se quisermos raciocinar, a Física pode dar muitas explicações para a arte da companhia de dança Pilobolus. Mas se quisermos interagir com os sentimentos, poderemos apreciar e nos deliciar com essa arte. Portanto, para qualquer preferência – razão ou sentimentos – ou para aqueles que sabem a dose certa de cada um, o trabalho da companhia Pirobolus é algo que impressiona pela beleza.

Aprecie (curta)!


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todas as imagens



"A arte é potencialmente humanizadora."

Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


Pilobolus - Preview

Pilobolus - Trailer

Pilobolus – Programa Quiprocó


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

O Belo

Dança


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

O belo e a dança – A vez do corpo

"A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla." (atrib. a David Hume)

A dança é uma das artes que a humanidade utiliza para expressar o que sente e o que pensa.


"A Filosofia pensa,a literatura escreve e a dança pensa e escreve com o corpo." (atrib.a Maykira)

A seguir, estão alguns vídeos de Dança Contemporânea, de FreeStyle e de Ballet – que são estilos de dança, dentre muitos outros – nos quais poderemos observar o que há de belo no que o ser humano cria.


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


Anaheim Ballet

FreeStyle & Ballet - TWitch and Ashley Bouder

Duo Contemporâneo - Marcio Grillo e Laura Mayer - 2003

Letzter Tag - Herbert Grönemeyer e Polina Semionova

Pilobolus

Pseudopodia - Pilobolus Dance Theater


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

O Belo

Dança

Ballet


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Antero Greco: crônicas com seriedade e bom humor na medida certa

Sagacidade e bom humor são características do trabalho de Antero Greco, tanto na ESPN quanto no seu blog (Viramundo - Esportes daqui e dali). Além disso, Antero – como é chamado pelos companheiros da emissora e por aqueles que comentam no blog dele – nos provoca, no melhor sentido desta palavra, a pensar sobre os temas que aborda; é realmente muito bom!

A seguir, fragmentos de algumas crônicas de Antero Greco e links para leitura completa:

"Num conto saboroso, Luiz Fernando Veríssimo narra a história de um sujeito que vivia a ser alertado a respeito do comportamento, digamos, pouco ortodoxo da mulher. Tanto o envenenaram com as indiscrições que contratou um detetive para seguir os passos da senhora. Tempos depois, o araponga trouxe dossiê pesado, com fotos comprometedoras e diálogos reveladores. O documentado marido traído nem olhou o material e lascou: 'Ainda bem. Sabia que era tudo fofoca... ' "
(Crônica: Amor cego; Viramundo - Esportes daqui e dali - 30/05/2012)

"O futebol está cheio de pândegos, de brincalhões pra ficar no popular. Quanto mais se fala em profissionalismo, mais fico com o pé atrás..."
(Crônica: Adilson, primeiro técnico a cair. E é só o começo; Viramundo - Esportes daqui e dali - 29/05/2012)

"...Por isso, os heróis do meu tempo são superiores aos das épocas dos outros. As proezas deles são mais espetaculares e insuperáveis... O time do meu coração só era espetacular nos meus dias de garoto. E assim por diante. Tendemos a achar que o mundo começou conosco..."
(Crônica: Heróis de cada época; Viramundo - Esportes daqui e dali - 11/02/2011)

"Difícil fugir da tentação de fazer comparações. Pegue nas artes, por exemplo. Toda hora vemos que tal ator é melhor do que aquele do passado, que não existe escritor como o monstro sagrado de séculos atrás, que esta banda enfim vai superar uma antiga como a maior de todos os tempos. É a necessidade de cotejar, de reavaliar conceitos e, de preferência, de encontrar novos ícones..."
(Crônica: O risco de comparar; Viramundo - Esportes daqui e dali - 20/05/2011)

Para ler todas as crônicas no blog do Antero, basta clicar aqui!

Boa leitura!


Veja mais informações em:

Antero Greco (Wikipédia)

Antero Greco – Viramundo (Esportes daqui e dali) – (Blogs Estadão)

Antero Greco (ESPN)

Antero Greco (Twitter)


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Cronistas

Crônicas

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte

Futebol
Leia Mais ►

Cansaço e sonolência constantes – Conheça os motivos

Sentir-se constantemente cansado e sonolento não é algo a ser considerado normal. A alimentação inadequada é um dos fatores que levam a esta situação e o conhecimento de tais fatores, é um passo importante para a solução do problema.


"Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina." (atrib. a Hipócrates, pensador grego, considerado o "pai da medicina")

"Comer é uma necessidade, mas comer com inteligência é uma arte." (atrib. a La Rochefoucauld)


Alimentação errada pode causar sensação de cansaço e sonolência (Blog da Saúde - Gov. Brasil - 11/06/2012)
"...A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes do Ministério da Saúde, Maria Valéria Nascimento Fontoura, alerta que a alimentação incorreta pode ocasionar problemas sérios no funcionamento do organismo..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Cansaço demais pode ser falta de ferro, sono ou hipotireoidismo (G1 - "Bem Estar" - 06/06/2012)
"Um cansaço constante, sem motivo aparente, pode ser sinal de que algo não vai bem com você. Por isso, é preciso prestar atenção na sua alimentação, no seu sono, no funcionamento da tireoide, na quantidade de vitamina D do seu corpo e em outras questões de saúde..." – Clique aqui para ler a notícia completa
(Caso queira assistir o segundo vídeo numa tela maior e com melhor qualidade, clique aqui)


Veja também:

Função dos nutrientes (Viva Bem - Portugal) – Clique aqui para ler a notícia completa

Aprenda a combinar nutrientes (Revista Viva Saúde) – Clique aqui para ler a notícia completa

A importância das frutas no cardápio diário (Viva Bem - Saúde - 16/02/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Nutrição
- Alimentação
- Reeducação alimentar


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)

Saúde
Leia Mais ►

Em notas e em cantos – Amaranth – Piano e violão

"Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos." (atrib. a Emerson)

Amaranth é mais uma música da banda finlandesa Nightwish que possui uma bela melodia. Feita a redução para piano e a redução para violão, a música permanece bela.

No quadro a seguir, estão os vídeos com a música tocada ao piano e ao violão(duo).

Aprecie (curta)!

Encante-se!


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos



Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Em notas e em cantos

O Belo

Música

Versos Cantados

Versos Recitados

Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)

Redução para piano (Wikipédia)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Em notas e em cantos – Nemo - Piano

"Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos." (atrib. a Emerson)

Nemo é uma música da banda finlandesa Nightwish. Feita a redução para piano, a música encanta pela sua beleza.

A palavra Nemo significa ninguém em latim.

No quadro a seguir, estão dois vídeos com a música tocada ao piano.

Aprecie (curta)!

Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


Nemo – Nightwish – Versão para piano

Nemo – Nightwish – Versão para piano


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Em notas e em cantos

O Belo

Música

Versos Cantados

Versos Recitados


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)

Redução para piano (Wikipédia)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Pneumonia, diarreia e mortalidade infantil – Solução possível!

Indiferença para continuar como está. Empatia para compreender, agir e mudar esta realidade.

"Pode demorar um pouco, mas se eu conseguir ouvir o que está vivo em você e você conseguir o mesmo, acabaremos contribuindo para o bem-estar um do outro." (atrib. a Marshall Rosenberg)

Diarreia e pneumonia causam dois milhões de mortes infantis anualmente (Rádio ONU - 08/06/2012)
"Se todas as crianças dos 75 países com os maiores níveis de mortalidade infantil do mundo desfrutassem das mesmas condições de seus compatriotas mais ricos, seria possível evitar a morte de dois milhões delas até 2015, assegura a Unicef em um relatório publicado nesta quinta-feira. O documento assume que não há nada por descobrir sobre a prevenção dessas duas doenças, apenas implementar os sistemas de prevenção existentes e aplicar as intervenções médicas adequadas..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Combate a diarreia e pneumonia pode salvar 2 mi até 2015, diz Unicef (Terra - Notícias - 07/06/2012)
"O informe, lançado em Nova York, nesta sexta-feira, indica simples intervenções que podem combater as doenças, responsáveis por um terço das mortes em crianças com menos de cinco anos..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Infecções foram responsáveis por 64% da mortalidade infantil em 2010 (Estadão - 11/05/2012)
"...O autor principal do estudo, Robert Black, considerou que, para alcançar o objetivo da ONU, as mortes por doenças infecciosas deveriam ser reduzidas a um ritmo anual de 4,4% por país, enquanto atualmente descem 2,6%..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

Doenças Negligenciadas – Palavras Iniciais (Fatos e Ângulos - 30/08/2011)
"...Tão simples, tão óbvio, mas parece que, na prática, enxergar isso não é muito fácil... Não é possível estar seguro se outras pessoas, também, não estiverem." – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Empatia
- Justiça social
- Saúde pública


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)

Saúde
Leia Mais ►

Prédios na cidade de Santos, têm inclinação grave

"A ambição comete, em relação ao poder, o mesmo erro que a ganância em relação à riqueza: começa a acumulá-la como meio de felicidade, e acaba a acumulá-la como objetivo." (Charles Colton)

Fazer as coisas de forma segura e no tempo certo não condiz com a ganância do ser humano. Em muitos casos a ganância supera o bom-senso e os problemas não tardam a aparecer. Sobre isto, o que não faltam são exemplos. Vejamos alguns, dentre tantos: prédios construídos de forma pouco segura; produção de alimentos e de medicamentos que, sem o conhecimento devido de suas consequências, põem em risco a saúde da população.

Afinal, quem ganha com isso? E quem perde? Descobrir as respostas para estas perguntas, não é algo muito difícil.

"A pressa é inimiga da perfeição." (dito popular, máxima)

"Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que isso nos faz perder." (Chesterton)

Estudo revela que 65 prédios tortos da orla de Santos têm grau de inclinação grave (r7 - Record News - 08/06/2012)
"O levantamento inédito (grifo meu) analisou as condições da estrutura e o grau de inclinação de 651 prédios de toda a orla de Santos..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Estudo aponta que prédios de Santos têm inclinações de até 1,80 metro (G1 - Santos e Região - 07/06/2012)
"...o morador fez adaptações para viver melhor: como as portas fecham sozinhas, o piso do banheiro foi nivelado e os pés da cama ganharam um apoio..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Santos (SP) tem prédio com inclinação de até 1,80 metro (Folha.com - 07/06/2012)
"...65 dos famosos prédios tortos da orla da cidade têm inclinação considerada grave..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

Levantamento aponta que prédios de Santos têm inclinações de até 1,80 m (Globo TV - TV Tribuna - 08/06/2012) – Clique aqui para ver o vídeo

Solo de regiões superpovoadas da China está afundando (TV UOL - 30/04/2012)
"...estão afundando progressivamente devido a diminuição das águas subterrâneas, unida em muitos casos à construção excessiva de arranha-céus, segundo um estudo oficial..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Afinal, por que a Torre de Pisa é torta? (Terra Educação - Você Sabia?) – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Engenharia
- Urbanização


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)
Leia Mais ►

Em notas e em cantos – The Sacrifice – O Piano

"Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos." (atrib. a Emerson)

The Sacrifice é uma das músicas da trilha sonora do filme O Piano. A composição é de Michael Nyman. Esta é mais uma demonstração de beleza da criação humana. Através dela, alguns de nossos sentimentos são despertos e este contato pode ser uma boa oportunidade para revermos nossos conceitos e para aprendermos a  lidar melhor com tais sentimentos.

"Todos os sentimentos podem nos lapidar, tornando-nos melhores do que éramos." (NelsonMS)

"Lapidar / Minha procura toda / Trama lapidar / O que o coração / Com toda inspiração / Achou de nomear / Gritando alma..." (Anima, Milton Nascimento)

Aprecie (curta)!


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


The Sacrifice - Michael Nyman - O Piano

The Sacrifice - Michael Nyman (HD) por Francesco Parrino

The Sacrifice - Michael Nyman


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Em notas e em cantos

O Belo

Música

Versos Cantados

Versos Recitados


Veja mais informações em:

Surpresa e Encantamento pelo que é Belo (Fatos e Ângulos)

O Piano – Filme (Wikipédia)

Michael Nyman (Wikipédia)
A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Obesidade, transtorno mental e poluição – A sociedade sofre

Vida louca, vida.

É importante, e urgente, estar ciente dos valores que guiam a caminhada da humanidade. Quanto mais cedo for a tomada de consciência, menos difícil será acertar o rumo.

"Uma vez perguntaram a um sábio (dizem ter sido a Confúcio): "O que o surpreende mais na humanidade?" O sábio respondeu: "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido..."

Quase metade da população está acima do peso (G1 – Ciência e Saúde - 10/04/2012)
"...quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Quase 30% dos habitantes de SP têm transtornos mentais (r7 - 27/02/2012)
"...Os transtornos de ansiedade foram os mais comuns, afetando 19,9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem transtornos de comportamento (11%), transtornos de controle de impulso (4,3%) e abuso de substâncias (3,6%)..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Três em cada dez paulistanos sofrem de transtorno mental, diz pesquisa (G1 - 02/03/2012)
"...Entre os casos de depressão, São Paulo aparece com mais de 10%, seguido pela Ucrânia e pelos Estados Unidos. O número de casos de ansiedade, que inclui síndrome do pânico, e todos os tipos de fobia, atinge quase 20% dos entrevistados paulistanos%)..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

Lixões e aterros são destino de 70% dos resíduos produzidos no país (JB – 17/03/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa

Salvar a biodiversidade custa US$300 bilhões por ano, diz Bráulio Dias (G1 Natureza - 07/03/2012) – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Saúde
- Obesidade
- Transtorno mental
- Meio ambiente
- Poluição


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)

Saúde

Meio Ambiente
Leia Mais ►

O belo - Esporte e habilidade

"Os esportes, se quisermos, podem ser a seção de brinquedos da vida." (adapt. de uma frase atrib. a Howard Cosell)

O esporte, bem aplicado, - aliás como tudo na vida – traz muitos benefícios. Utilizado como ferramenta de autossuperação é altamente benéfico. Portanto, o sucesso do uso dessa ferramenta depende da forma como é empregada e da forma como são encaradas as suas consequências.

Com os vídeos a seguir, aprecie a beleza ligada à habilidade, sem se esquecer de levar em consideração o contexto em que ocorrem a autossuperação e os demais aspectos positivos.


Utilize a barra de rolagem horizontal para acessar todos os vídeos


Michael Maze - awsome point – Tênis de mesa

Golaço de Falcão - Futsal

NBA Mix 2011 - Highlights


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

O Belo

Esporte de Fato (os posts da série)

Esporte de Fato – Página Principal (os objetivos)

Esporte


A beleza pode apresentar-se na superfície, estar explícita. Pode, também, apresentar-se distante da superfície, estar implícita.

"O essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que torna um deserto belo é que ele esconde um poço em algum lugar."
Leia Mais ►

Lixão de Gramacho, que poluiu por cerca de 30 anos, foi desativado. E agora?

Mais cedo ou mais tarde, e por diversos motivos, tudo tende a caminhar no fluxo das imperiosas leis da natureza. Afinal, não é assim com as leis naturais da Física? Por que não será com as demais leis naturais?

"Por que repetir antigos erros, se há tantos erros novos para se cometer?" (atrib. a Bertrand Russell)

Recuperação de área do lixão de Gramacho deve demorar ao menos 15 anos (UOL Notícias - 03/06/2012)
"...O terreno onde fica localizado o lixão já foi um dia mangue e área de lazer para a população de Duque de Caxias, município vizinho ao Rio de Janeiro. Hoje a área tem aparência argilosa com montanhas de sedimentos de 50 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares) e 60 milhões de toneladas de lixo que foram sendo acumuladas ao longo de 34 anos. Se não houver um monitoramento diário, há risco de parte dos resíduos verter sobre a Baía de Guanabara..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Maior lixão da América Latina é desativado após 34 anos (TV Folha - 27/05/2012)
"...Detectar a contaminação de Gramacho ao meio ambiente é ainda mais difícil porque ao redor dele existem ao menos 42 lixões clandestinos, sendo 21 ainda ativos..." – Clique aqui para ler a notícia completa

Brasil tem 2 anos para eliminar 2 mil lixões (Band.com - 06/06/2012)
"...A Política de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, prevê que até agosto de 2014 todos os lixões sejam extintos, sob o risco de punição dos gestores responsáveis..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Veja também:

Lixão de Gramacho fecha as portas e catadores buscam alternativas (G1 - 03/06/2012)
"...Para alguns catadores, o fechamento de Gramacho significa a possibilidade de um futuro promissor. Outros, no entanto, não têm ideia do que fazer para garantir o sustento da família..." – Clique aqui para ler a notícia completa


Ideias afins:

- Máxima
- Aforismo
- Meio ambiente
- Poluição


Veja o que foi publicado em Fatos e Ângulos sobre:

Notícias e Máximas

Notícias e Máximas – Página Principal (os objetivos)

Meio Ambiente
Leia Mais ►

ESCREVA-NOS UMA MENSAGEM POR E-MAIL !
Mensagem para Blog Info

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO